Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário cobra soluções para atendimento de saúde nas unidades prisionais

Confira:

6/recent/ticker-posts

Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário cobra soluções para atendimento de saúde nas unidades prisionais

Com todas essas ações e todos os fluxos construídos, nós conseguimos pensar nessa possibilidade de melhorar a qualidade da assistência médica”

Porto Velho, RO - O Grupo de Monitoramento de Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas – GMF/RO reuniu representantes de órgãos da saúde e do sistema de Justiça para o acompanhamento das ações acordadas pelo grupo de trabalho instituído para o enfrentamento dessas questões. Durante a reunião foram apresentadas ações em andamento e projetos a serem implementados.

A reunião foi conduzida pelo juiz membro do GMF/RO Bruno Darwich. O trabalho articulado com todos os envolvidos na gestão do sistema prisional teve início a partir das inspeções feitas pelo GMF em unidades prisionais do Estado, onde juízes e juízas, que atuam na execução penal, puderam atestar problemas a serem sanados. Mediante isso, o grupo passou a reunir e pactuar junto a cada órgão, medidas e prazos a serem cumpridos.

Um grupo de trabalho foi montado com a participação de todos os entes envolvidos buscando uma melhora efetiva do serviço. “Tivemos apresentação de um cronograma de uma ação estruturada, fluxos que permearão o Estado visando otimizar o sistema e plano emergencial para zerar as filas existentes no sistema prisional de casos muito graves”, destacou o magistrado.

O secretário estadual de Justiça, Marcus Rito, classificou como positiva a integração das instituições e a atuação do GMF. “As demandas trazidas pelo GMF vêm sempre no intuito de contribuir e focar na assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade. Com todas essas ações e todos os fluxos construídos, nós conseguimos pensar nessa possibilidade de melhorar a qualidade da assistência médica”, pontuou.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público do Estado, Defensoria do Estado, do Mecanismo Estadual de Combate à Tortura além das secretarias municipal e Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Justiça.

Fonte: TJ/RO

Postar um comentário

0 Comentários