Saque extraordinário do FGTS: saiba como usá-lo da melhor maneira

Confira:

6/recent/ticker-posts

Saque extraordinário do FGTS: saiba como usá-lo da melhor maneira



Especialista explica que saque é a melhor opção, mas trabalhador deve avaliar cenário econômico para decidir o que fazer com a quantia

PORTO VELHO, RO - Começa nesta semana, a partir de quarta-feira (20/4), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trabalhadores nascidos em janeiro poderão sacar entre R$ 500 e R$ 1 mil, a depender do saldo. Basta ter uma conta no Caixa Tem e no aplicativo do FGTS.

A liberação ocorre em um momento financeiramente crítico no Brasil. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde em 2021, com uma média de 70,9%. Em relação ao ano anterior, o crescimento é de 4,4 pontos percentuais.

Neste cenário, fica uma dúvida para algumas famílias: vale a pena sacar o FGTS para investir?

De acordo com o educador financeiro do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil Sicoob, Eduardo Trigueiro, é preciso ter em mente a finalidade do FGTS antes de tirar o dinheiro.

“Ele é um fundo criado para que o trabalhador, em caso de demissão, por exemplo, não fique desamparado. Além disso, quando ele se aposenta, tem uma poupança forçada”, explica.

“O que nós sempre indicamos aqui no Instituto Sicoob é que as pessoas tenham plena consciência sobre o uso do dinheiro. Esse saque vem a calhar em um momento em que muitas famílias estão endividadas, então essa utilização é muito nobre”, completa.

O trabalhador pode encontrar rendimentos maiores até em investimentos mais básicos e seguros, diz Trigueiro. Atualmente o rendimento fixo do FGTS é de 3% ao ano, enquanto a Taxa Selic, um dos principais indicadores de referência da renda fixa, está no patamar dos 11,75% para o mesmo período.

“Uma aplicação em renda fixa, com baixo risco, pode já conferir quase quatro vezes o rendimento do FGTS. Então só esse fato já traz como uma vantagem sacar esse dinheiro nesse momento para, de repente, fazer uma aplicação diferente”, afirma Trigueiro.

Renegociar dívidas

Para quem está endividado, pode ser vantajoso utilizar o valor sacado para fazer uma renegociação de dívidas, mesmo no caso de cartões de crédito com fatura atrasada e alta taxa de juros, ou cheque especial. As possibilidades de utilização variam de acordo com o perfil de cada pessoa.

“Se o dinheiro ficar parado, você vai ter uma perda inflacionária. Ou seja, com o passar do tempo, o dinheiro perde o valor de compra, porque o preço dos itens acaba aumentando. Com esses mil reais parados lá na conta, cada vez menos você vai ter a possibilidade de comprar aquilo de que você precisa”, detalha Trigueiro.


Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários