Segunda-feira, 28 de julho de 2025

Confira:

6/recent/ticker-posts

Agência de energia atômica não sabe onde Irã escondeu estoque de urânio

 Chefe da organização afirmou que país armazenou cerca de 400 quilos do material enriquecido a 60%, próximo dos 90% necessários para fabricar arma nuclear


Vista da instalação iraniana de enriquecimento de urânio de Natanz, a 250km ao sul da capital Teerã • Foto: Raheb Homavandi (Reuters)

Porto Velho, RO - O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, não conseguiu confirmar a localização do estoque iraniano de material nuclear quase necessário para armas nucleares, instando que os inspetores sejam autorizados a retornar em segurança ao país “para avaliar a situação”.

Em uma entrevista à CNN no domingo (22), Grossi afirmou que o Irã armazenou cerca de 400 quilos de urânio enriquecido a 60%, próximo dos 90% de enriquecimento necessários para fabricar uma arma nuclear.

“O Irã não escondeu que protegeu esse material”, disse Grossi.

Em declarações ao conselho de governadores do órgão de fiscalização nuclear das Nações Unidas nesta segunda-feira (23), o chefe da agência afirmou que os inspetores devem poder voltar às instalações nucleares do país e contabilizar os estoques de urânio, “incluindo, principalmente, os 400 quilos enriquecidos a 60%”.

Os inspetores da AIEA viram o estoque pela última vez em 10 de junho, relatou Grossi à CNN, somente três dias antes do conflito entre os países começar, visando principalmente as instalações nucleares do país em Isfahan e Natanz.

Os Estados Unidos se juntaram aos ataques de Israel no domingo, atingindo esses dois locais, bem como a usina de enriquecimento de Fordow, que está enterrada no fundo de uma montanha.

Em uma declaração ao conselho da AIEA, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica falou que o ministro das Relações Exteriores Abbas Araghchi, lhe disse em 13 de junho — logo após o ataque inicial de Israel — que o Irã “adotará medidas especiais para proteger nossos equipamentos e materiais nucleares”.

Rafael Grossi relatou ter enfatizado a Araghchi que o país deve declarar à AIEA para onde está transferindo qualquer material nuclear.

Ele também solicitou o fim dos combates para que “o Irã possa permitir que as equipes da AIEA entrem nos locais para avaliar a situação”.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.