Rondônia entra para história da economia do Brasil como o estado que mais conseguiu combater o desemprego
Desta forma, o estado não só tem menos desempregados atualmente, como nunca houve outro que mais conseguiu combater o desemprego, cravando a sua marca na história da economia brasileira.
Os dados são referentes ao 3º trimestre de 2024, e fazem parte da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada em novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e ressalta a trajetória de sucesso de Rondônia no combate ao desemprego, que começou a ser evidenciada no Brasil, no 3º trimestre de 2022, quando o estado ocupou o 3° lugar no ranking da menor taxa de desocupação do país, com 3,9%, obtendo uma diferença mínima dos dois outros estados que ficaram com 3,8%.
Mas Rondônia foi à procura da liderança, e no trimestre seguinte conquistou o feito inédito da menor taxa de desempregados do país, com 3,1%. Desde então, o estado está em evidência na economia nacional, com o registro das menores taxas de desemprego, tanto que, em 2023, conquistou a menor taxa anual de desemprego do Brasil.
O desenvolvimento rondoniense impressiona, pois o estado conquistou, nos últimos anos, um desempenho no combate ao desemprego que supera estados tradicionais, localizados em regiões, historicamente, mais desenvolvidas.
DESEMPREGO EM QUEDA NO BRASIL
![](https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/Visita-Zaltana-Fotos-Frank-N%C3%A9ry-27.10-153-370x247.jpg)
Desde 2022, Rondônia está em destaque no país no combate ao desemprego
Rondônia tem um papel de destaque no atual cenário econômico do país. A pesquisa do IBGE retrata o Brasil em queda no índice de desemprego. Antes a menor taxa tinha sido registrada em dezembro de 2023, com 6,3%. Já em relação ao trimestre anterior a redução foi de 0,6%. No trimestre terminado em julho, o país registrou 6,8 de índice de desocupação.
As menores taxas de desocupação foram registradas em Rondônia (2,1%), líder no combate ao desemprego; Mato Grosso (2,3%); e Santa Catarina (2,8%). Enquanto as maiores foram as de Pernambuco (10,5%); Bahia (9,7%); Distrito Federal (8,8%); e Rio Grande do Norte (8,8%).
PROGRESSO E OTIMISMO
Os dados econômicos confirmam que o cenário instalado em Rondônia é de progresso e otimismo. As oportunidades de empregos são fortalecidas com o incentivo de ações estratégicas do governo de Rondônia, focadas em ajudar a população a ter melhor renda e mais qualidade de vida, além de proporcionar mais desenvolvimento ao estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado faz jus ao reconhecimento nacional como ‘‘terra de oportunidades’’ e procura contribuir com o progresso do Brasil a partir de boas práticas de fortalecimento da empregabilidade, aproximando o governo da população, criando políticas públicas humanizadas para fortalecer a sociedade e garantir o progresso de todos.
![](https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/Visita-Frigon-Fotos-Frank-N%C3%A9ry-27.10-212-370x247.jpg)
O desenvolvimento de Rondônia promove um ambiente de empregos e bem-estar social
“Rondônia é uma terra de oportunidades, com emprego, renda, segurança e uma vida digna. Nossa missão à frente do governo é garantir políticas públicas humanizadas para que, além do emprego, o cidadão também tenha condições de se profissionalizar e estar em constante evolução, se tornando um profissional capacitado e atualizado em sua área de atuação”, salientou Marcos Rocha.
O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, enfatizou que o governo de Rondônia vem imprimindo um modelo de desenvolvimento que tem dado velocidade ao desenvolvimento socioeconômico. ‘‘Trata-se de um modelo de desenvolvimento que procurou atender ao clamor da população por empregos, e hoje o estado vem se destacando no cenário nacional em diversos âmbitos, fortalecendo as boas práticas na atração e manutenção de negócios, com geração de renda e bem-estar social.”
MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO POR TRIMESTRE
3º trimestre de 2022: 3º Lugar – Rondônia (3,9%)
4ª trimestre de 2022: 1º Lugar – Rondônia (3,1%)
1º trimestre de 2023: 1º Lugar – Rondônia (3,2%)
2º trimestre de 2023: 1º Lugar – Rondônia (2,4%)
3º trimestre de 2023: 1º Lugar – Rondônia (2,3%;)
4ª trimestre de 2023: 2º Lugar – Rondônia (3,8%)
1º trimestre de 2024: 1º lugar – Rondônia (3,7%)
2º trimestre de 2024: 2ºlugar– Rondônia (3,3%)
3º trimestre de 2024: 1ºlugar– Rondônia (2,1%)
MENOR TAXA ANUAL DE DESOCUPAÇÃO
2023: 1º lugar– Rondônia (3,2%)
MENOR TAXA ANUAL DE DESOCUPAÇÃO
2023: 1º lugar– Rondônia (3,2%)
0 Comentários