Produtores rurais das Linhas 6, 7, 8 e 9, Setor 3, assinaram o Termo de Adesão e Compromisso ao projeto Recuperar
Porto Velho, RO - Com o intuito de consolidar crescimento econômico à preservação ambiental, o governo de Rondônia desenvolveu uma série de projetos e atividades no decorrer de 2024. Entre as iniciativas destacam-se os investimentos no projeto Recuperar, que promove a recuperação de áreas degradadas; ações de conscientização ambiental; manejo do Pirarucu; combate ao desmatamento ilegal; e avanços na gestão de resíduos sólidos. As ações refletem o empenho do governo em aliar desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, e atender a população de todo estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, os resultados mostram que é possível crescer respeitando o meio ambiente. “Encerramos o ano com avanços na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do estado. O trabalho conjunto entre o governo, parceiros e a sociedade resultou em ações concretas que protegeram as riquezas naturais, reduziram o desmatamento e ampliaram oportunidades econômicas à população.”
AÇÕES EDUCATIVAS
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), promoveu ações educativas em escolas e associações para intensificar o processo de conscientização dos jovens sobre temas como incêndios florestais, recursos hídricos e resíduos sólidos. As iniciativas, realizadas em todas as regiões do estado, buscam sensibilizar estudantes e fomentar atitudes responsáveis em prol da preservação ambiental, gerando impactos relevantes a longo prazo.
PROJETO AMBIENTAL
O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas” venceu a 21ª edição do Prêmio Innovare 2024, na categoria CNJ (uma das categorias do Prêmio Innovare, que reconhece iniciativas que contribuem para o aperfeiçoamento do sistema judiciário brasileiro). Idealizado pelo juiz Maximiliano Darci David Deitos, de Ji-Paraná, e apoiado pelo governo de Rondônia, por meio da Sedam, o projeto promove a construção e revitalização de viveiros municipais com madeiras apreendidas, visando restaurar áreas degradadas, como lixões desativados e matas ciliares, além de recuperar nascentes.
RENDA E PRESERVAÇÃO
Todo recurso arrecadado com a venda do Pirarucu é dividido entre os comunitários
REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES
O governo de Rondônia lançou em Cacoal, o projeto Recuperar, que visa revitalizar 204 nascentes da micro-bacia do Rio Pirarara, para promover a preservação dos recursos hídricos e beneficiando comunidades locais. A iniciativa, liderada pela Sedam, envolve produtores rurais das Linhas 6 a 9 do Setor 3, que assinaram o Termo de Adesão ao projeto. A ação conta com parcerias da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Prefeitura de Cacoal e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO).
MANEJO AMBIENTAL
A capacitação “Plantando Água, Construindo Histórias” em Alto Alegre dos Parecis, promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado (CBH-RBC) e o Executivo Municipal, com apoio da Sedam/Coreh, capacitou técnicos e operadores de máquinas em práticas de manejo ambiental, com destaque para construção de barraginhas, essenciais na preservação e recuperação de bacias hidrográficas.
REDUÇÃO DO DESMATAMENTO
Parceria visa intensificar ações contra o desmatamento ilegal e incêndios florestais
ASSINATURA DE ACORDO
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 (COP29), em Baku, no Azerbaijão, o governo de Rondônia anunciou a assinatura de uma Carta de Intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. A parceria visa intensificar ações contra o desmatamento ilegal e incêndios florestais, com operações de fiscalização integradas, intercâmbio de informações e estratégias de inteligência territorial. O plano procura fortalecer a cooperação para captação de recursos e melhorar a fiscalização do transporte de madeira nas rodovias da região.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A cerimônia de entrega ocorreu durante o 1º Seminário Intermunicipal de Gestão de Resíduos
DESATIVAÇÃO DE LIXÃO
O governo de Rondônia entregou ao município de Ariquemes o primeiro Atestado de Desativação de Lixão do estado, marcando um avanço na gestão ambiental e destinação adequada de resíduos sólidos. A cerimônia celebra a primeira etapa do gerenciamento de áreas contaminadas, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A medida traz benefícios à população, reduzindo impactos ecológicos e melhorando as condições de saúde pública.
Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o ano foi marcado por iniciativas fundamentais para conservação ambiental. “Entre as ações, destacamos o fortalecimento do combate ao desmatamento, a revitalização de nascentes e o manejo responsável dos recursos naturais. As atividades realizadas reforçam o empenho da gestão estadual em garantir a sustentabilidade e qualidade de vida dos rondonienses, sempre alinhados às políticas ambientais mais modernas e eficazes”, enfatizou.
0 Comentários