O transplante de córnea é realizado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
Porto Velho, RO - O Banco de Olhos de Rondônia alcançou uma marca histórica em 2024, com 100 doadores de córnea registrados ao longo do ano. O que significa esperança àqueles que aguardam por uma nova oportunidade de enxergar, já que cada doador pode ofertar até duas córneas. As equipes fazem parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A captação do globo ocular é realizada em qualquer unidade de saúde notificante, e o transplante de córnea é realizado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. Atualmente há 223 pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes (SNT/MS), aguardando um transplante de córnea em Rondônia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou o impacto que a doação de órgãos tem na vida das pessoas que precisam. “Nossas equipes realizam um trabalho importante de conscientizar a população sobre o valor de ser um doador. Cada doação é uma chance de proporcionar visão e qualidade de vida a quem tanto precisa. Queremos agradecer a todos que contribuíram com essa marca e incentivar, ainda mais, pessoas a abraçarem essa causa”, salientou..
Para receber uma doação, o paciente deve apresentar um pedido médico que comprove a necessidade do tratamento, permitindo sua inclusão no cadastro de receptores de órgãos.
SOLIDARIEDADESegundo o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, para ser doador de órgãos, basta comunicar à família sobre esse desejo, não sendo necessário registro em documentos, para tanto, o procedimento só ocorre depois da autorização da família. No momento do óbito de um possível doador, a equipe especializada faz o acolhimento familiar, para oferecer conforto e explicar sobre o direito à doação de órgãos.
A coordenadora do Banco de Olhos (Boro) Damaris Borges Filha, explicou que, centenas de rondonienses aguardam na fila de transplantes. “A equipe do Banco de Olhos de Rondônia trabalha diuturnamente em busca de potenciais doadores, doações e captações de córnea, para minimizar o tempo de espera dos receptores em lista. Reforça a importância da conscientização e sensibilização da comunidade sobre doação de órgãos, que é essencial para o programa de transplantes.”
0 Comentários