Governo de RO leva Tambaqui para Feira Internacional de Pescados em São Paulo

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Governo de RO leva Tambaqui para Feira Internacional de Pescados em São Paulo

A costelinha de Tambaqui será apresentada na Seafood Expo 2024

Porto Velho, RO - O governo de Rondônia vai participar da 3ª Feira Internacional de Comercialização e Tecnologia do Pescado (Seafood Expo), realizada entre os dias 22 e 24 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento, que acontece das 13h às 20h (horário de Brasília), reunirá as principais empresas e profissionais do setor pesqueiro da América Latina, proporcionando uma oportunidade para a prospecção de investimentos e negócios para o estado.

Os objetivos da participação de Rondônia na Feira incluem apresentar o Tambaqui, um peixe reconhecido nacionalmente, destacando a qualidade dos produtos do estado e sua importância no mercado de pescados; prospectar investimentos, a fim de atrair grandes empresas para fomentar novos aportes no setor pesqueiro; e promover negócios, incentivando parcerias entre empresas rondonienses e outras participantes, visando fortalecer a cadeia produtiva do pescado.

Rondônia será representado na Feira Internacional por importantes empresas do setor pesqueiro, que vão levar seus produtos e expertise, incluindo frigoríficos implantados em Ariquemes, Itapuã do Oeste, agroindústrias de Porto Velho e Vale do Paraíso.

INVEST RONDÔNIA

A participação de Rondônia no evento foi viabilizada pelo governo do estado, através da Invest Rondônia, que garantiu o espaço de exibição na Feira e a inserção do Tambaqui nas programações. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RO) ficou responsável pela contratação de um chef especializado em culinária amazônica e parte da missão comercial com as empresas participantes. Em 2023, a Rodada de Negócios da Seafood Expo gerou R$ 21 milhões. Para 2024, a expectativa é superar esse valor, consolidando novas parcerias e fortalecendo a economia local.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação do estado na Seafood Expo é um marco importante para o fortalecimento do setor pesqueiro. “Temos produtos de excelência, como o Tambaqui, que é uma referência nacional, e esta é uma oportunidade de ampliar a visibilidade e conquistar novos mercados”, salientou.

NOVAS PARCERIAS

Segundo o vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, o objetivo é atrair investimentos e promover negócios que solidifiquem Rondônia como um dos grandes polos do setor pesqueiro. “A Seafood Expo nos permite não apenas apresentar o potencial do Tambaqui, mas também prospectar novas parcerias que contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa cadeia produtiva. Estamos prontos para superar as expectativas e ampliar os resultados das edições anteriores,” ressaltou.

De acordo com a coordenadora da Invest Rondônia, Kivia Vilarim, a participação de Rondônia na Seafood 2024 é motivada pelo sucesso das edições anteriores, onde foram concretizados cerca de R$ 14 milhões em negócios. “A Feira representa uma grande oportunidade de fortalecer a presença do estado no mercado nacional e internacional. É o momento ideal para apresentarmos o Tambaqui, um dos maiores patrimônios do estado, para o maior mercado consumidor do Brasil, além de estabelecer novas parcerias estratégicas com as grandes empresas do setor”, pontuou.

SEAFOOD EXPO

A Feira é um ponto de encontro estratégico voltado para o setor comercial de pescados na América Latina, que proporciona espaço para negócios, networking (contatos profissionais) e atualização sobre as novas tendências do mercado. Na edição brasileira de 2023, o evento contou com a presença de 100 marcas expositoras e atraiu 3.300 visitantes profissionais de 24 estados brasileiros e 16 países.

A Seafood Brasil compõe o portfólio global da Feira Seafood, que acontece em Singapura (Ásia), Barcelona (Espanha) e em Boston (UEA), onde a costelinha de Tambaqui finalizou a edição de 2023 sendo considerado melhor novo produto de food-service (serviço de alimentação) do ano, em disputa com 83 produtos em análise.

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