Prefeitura realiza ação para orientar gestantes sobre a importância do aleitamento materno

Confira:

6/recent/ticker-posts

Prefeitura realiza ação para orientar gestantes sobre a importância do aleitamento materno

 Encontro aconteceu na Unidade de Saúde da Família Renato Medeiros

A atividade abordou temas como a amamentação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, promoveu uma ação voltada para gestantes. A atividade abordou temas como a amamentação em alusão ao “Agosto Dourado”, que é o mês do aleitamento materno no Brasil e cuidados com o bebê.

A atividade, conduzida pela equipe de Estratégia de Saúde da Família da unidade, contou com a participação de médicos residentes, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde. Edinalva Pereira de Souza, enfermeira e organizadora do grupo, destacou a relevância do evento em referência ao Agosto Dourado.

"O nosso grupo de gestantes existe há muitos anos e nos reunimos toda terceira segunda-feira do mês para abordar diversos temas. Hoje falamos sobre a importância do aleitamento materno e cuidados com bebês, preparando as gestantes desde o pré-natal para a amamentação", afirmou Edinalva.

O que é o aleitamento materno?

O aleitamento materno é a amamentação do bebê com leite humano. O Ministério da Saúde recomenda que o início da amamentação seja na primeira hora de vida do bebê, e deve ser exclusiva até os seis meses, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos, sendo mantida pelo menos até os dois anos.


Edinalva destacou a relevância do evento em referência ao Agosto Dourado

O aleitamento materno tem muitos benefícios para o bebê e para a mãe, incluindo:

- Proteção contra infecções respiratórias e diarreia

- Diminuição do risco de alergia, hipertensão, diabetes, obesidade e hipercolesterolemia

- Ajuda no desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal

- Proteção contra o cancro da mama e efeito contraceptivo para a mãe

- Menores custos financeiros

- Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho

- Melhor qualidade de vida para ambos

Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família, mas não deve ser interrompida.

Thaine Rodrigues, grávida de seis meses do seu segundo filho


Além das gestantes, alguns pais também acompanharam o encontro. Thaine Rodrigues, grávida de seis meses do seu segundo filho, compartilhou sua experiência: "Foi uma experiência incrível, aprendi muitas coisas novas, mesmo já tendo uma filha. Agora, me sinto mais preparada e informada para o segundo bebê".

A gerente da unidade, Raimunda Franklin, ressaltou a importância do aleitamento materno. "A ação foi em alusão ao Agosto Dourado, que simboliza a amamentação como um ouro para as crianças. Durante o encontro, discutimos a importância do aleitamento, cuidados com o bebê, higiene oral e alimentação. A enfermeira frisou a importância do acompanhamento no pré-natal", comentou Raimunda.

Para finalizar, a equipe da USF sorteou brindes, doou roupinhas de bebê e ofereceu um café da manhã às futuras mamães, fortalecendo o compromisso da Semusa em promover a saúde materno-infantil.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é uma campanha de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno que se celebra todos os anos em agosto. O objetivo da campanha é aumentar as taxas de aleitamento materno, de acordo com as indicações da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado porque a cor dourada simboliza a qualidade do leite materno, que é considerada um padrão ouro. A campanha inclui ações intersetoriais de sensibilização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários