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O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidencia as vantagens das relações comerciais proporcionadas pelo estado. “Rondônia é destino em alta para fazer negócios no Brasil, com cadeias produtivas que destacam-se pela qualidade, sustentabilidade e produtividade; possui pacote de incentivos fiscais atrativo; hub logístico que dá competitividade aos produtos, inclusive tendo como diferencial a hidrovia do Rio Madeira, e uma população trabalhadora que valoriza as oportunidades. O que queremos é prosperar junto com toda a América do Sul e a economia global’’, salientou.
Chile e Argentina são atualmente os principais parceiros deste bloco, responsáveis por 57,2% das exportações de Rondônia, mas toda a América do Sul está presente na rota rondoniense de exportações.
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As relações comerciais contemplam 128 produtos
Conforme levantamento da Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), com base nos dados do comércio exterior brasileiro: Comex Stat, em 2023, as exportações de Rondônia para países da América do Sul movimentaram US$ 309.046.116, o que ultrapassa R$ 1,5 bilhão.
As relações comerciais contemplam 128 produtos, entre eles: soja, milho, arroz, café, carne bovina, peixes, castanha do Brasil, minérios, madeiras de manejo sustentável, máquinas e aparelhos de uso agrícola, bicicletas e embarcações.
Em contrapartida, Rondônia importa dos países da América do Sul produtos como uvas frescas, plantas utilizadas na medicina e em perfumarias, partes de instrumentos musicais, aparelhos de medicina, tecidos, especiarias e adubos; fortalecendo o intercâmbio comercial.
ATRATIVO
O vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, destaca que países sul-americanos estão entre os dez principais destinos dos produtos de Rondônia, a exemplo da Argentina e o Chile. ‘‘O governo do estado tem feito um esforço histórico para fortalecer os laços econômicos com os países vizinhos, por meio de ações estratégicas de promoção comercial, e nesta fase de pleno desenvolvimento rondoniense, comprovada pelos indicadores econômicos, os produtos do estado estão cada vez mais atrativos para os países da América do Sul’’, avaliou.
A coordenadora de Atração de Investimentos e Promoção à Exportação – Invest Rondônia, Kívia Vilarim pontuou que, entre as ações estratégicas estão programações como o Rondônia Day, a participação em feiras setoriais e a formalização de parcerias estratégicas para abertura de mercados. ‘‘Essas iniciativas demonstram a proatividade do governo em estar presente no mercado internacional, e levar os produtos locais para as prateleiras da Bolívia, Argentina, Peru, Chile e Colômbia, principalmente’’.
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Países sul-americanos estão entre os dez principais destinos dos produtos de Rondônia
PERFIL
O estado de Rondônia está localizado na Amazônia, no Norte do Brasil, país também pertencente à América do Sul. Possui mais de 55% do seu território coberto por florestas, conforme dados do MapBiomas, e avança na produção de alimentos com sustentabilidade. A alta produtividade no estado é combinada com inovação tecnológica, boas práticas e a defesa do meio ambiente.
Rondônia conquistou três selos de Indicação Geográfica do café, cacau e Tambaqui, o que sinaliza que é referência nessas cadeias produtivas, e ocupa a 4ª posição no ranking nacional na exportação de carne bovina pelo alto padrão de sanidade, tendo reconhecimento internacional de rebanho livre de febre aftosa sem vacinação, o maior do Brasil com esse status.
O estado também tem a menor taxa anual de desemprego do Brasil. Negócios de diversos eixos têm prosperado em Rondônia, o que amplia o leque para atender às necessidades dos mercados internacionais.
Confira a evolução nas exportações:
• 2022: US$ 147.952.735
• 2023: US$ 309.046.126
Variação: crescimento de 108% (US$ 161.093.381)
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
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