O dia 30 janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

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O dia 30 janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
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RONDÔNIA

1908 – Pelo decreto N. 6838, o presidente Afonso Pena autoriza o engenheiro Joaquim Catramby a passar à Madeira Mamoré Railway Company, o contrato de construção da Madeira-Mamoré.

1922 – O juiz Geovani Costa quer criar um Patronato Infantil em Porto Velho onde, conforme levantamento feito a seu mando, é grande o número de crianças sem lar.

1976 – A venda da repetidora da TV-Cultura, em Guajará-Mirim foi toda forma legal, disse o governador Humberto Guedes, distribuindo com a imprensa documentos sobre a venda.

1978 – Pelo Decreto 81.272, o governador Humberto da Silva Guedes eleva à condição de distrito de Ji-Paraná a vila de Presidente Médici.

1986 – O prefeito Jerônimo Santana (PVh) confirmou, na convenção do PMDB que o retornou à presidência da sigla, que será o candidato do partido à eleição a governador este ano.

1989 – O asfaltamento da BR-425 (Guajará-Mirim/BR-364), corre o risco de paralisar caso não sejam repassados os recursos para a obra, deixando isolada a “Pérola do Mamoré”.

HOJE É

Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz. Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Dia da Saudade. Dia do Padrinho.
Santa Martinha, Santa Jacinta Mariscotti.

BRASIL

1912 – Nasce Herivelto Martins (+ 1.992) autor dentre outras composições “Ave Maria do Morro”.

1869 —Angelo Agostini publica As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, a 1ª história em quadrinhos brasileira.

MUNDO

16 a.C. — Término da construção do Segundo Templo de Jerusalém.

1948 — Mahatma Gandhi (n. 1869) é assassinado por um extremista hindu.

1969 – Os Beatles se apresentam pela última vez em público.

FOTO DO DIA
JOAQUIM CATRAMBY E A EFMM


Um personagem do qual pouco se fala quando o assunto seja a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro civil Joaquim Catramby ganhou a concorrência para a construção da estrada. Vencedor da licitação para a obra, ele passou o contrato ao megaempresário Percival Farqhuar.

Tudo sem qualquer problema. A autorização foi feita através de decreto do presidente Afonso Pena.

“Em 30 de janeiro de 1908, o contrato com Joaquim Catramby, de construção e concessão da Ferrovia, foi oficialmente transferido para a Madeira-Mamoré Railway Co., pelo Decreto Nº 6.838” (*)
Catramby procurou (**) o ministro da Viação para mudar o local da obra, em razão dos problemas logísticos a se manter o início em Santo Antônio, e pelo Aviso n°2 (16.1.1908) foi dada a preferência pelo início no local proposto, o que oficializou a nascente cidade de Porto Velho.

Fonte: Lúcio Albuquerque

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