Confira:

6/recent/ticker-posts

A educação transformou a minha vida



Porto Velho, RO - Em minha juventude morava em uma cidade muito pequena com menos de 8 mil habitantes, apesar de ser limpa e bonita, porém pobre mais acolhedora, banhada pelo Rio Jaguaribe no estado do Ceará, éramos uma família de agricultores rurais sem-terra, a estiagem chega ao 90% ano.

Em uma tarde de segunda feira o sol estava de rachar de tão ardente, o chão seco do Nordeste pipocava de tão quente, minha mãe encarou o sol de uma forma desafiadora, olhou pra mim e meus outros irmãos e disse: “joga a enxada, nunca mais em minha vida arrendarei terras dos outros, e em tom de indignação nos ordenou que jogássemos as enxadas no mato,” quando chegamos em casa ela nos falou que tomou aquela decisão , para nos dedicar e potencializar o interesse pelos estudos, no entendimento dela de forma profética, a única maneira de vencermos na vida e ter um futuro promissor seria estudar, ao invés da enxada, os livros como fonte de conhecimento e instrumento de trabalho civilizatório que abriria portas para nós, pobres da roça.

Sabe-se que, hoje em dia, as chances de vencer na vida estão diretamente ligadas ao nível de instrução da pessoa, ou seja, quanto mais se estuda maiores serão as perspectivas para o futuro. Entretanto a educação vai muito mais além, ela é capaz de transformar a vida das pessoas, tanto na prospecção de um futuro melhor, quanto na elevação do próprio ser social, garantindo que esse tenha conhecimento para absorver, interpretar e discorrer sobre novas experiências.

Além disto, deve-se perceber o grande potencial que a educação possui na capacidade de garantir uma característica de reflexão nas pessoas.

Para isso, pode-se fazer uma análise de fatos semelhantes que ocorreram no passado a fim de se evitar que essas situações venham a prejudicar o futuro. Acima de tudo, a educação permite que o indivíduo tenha opinião evitando que este venha a ser manipulado em qualquer ocasião por qualquer tipo de pessoa que tenha interesse nessa ação.

Um indivíduo ciente do valor da educação tem a exata noção do que essa representa, não só no particular, mais em toda a sociedade. Por isso, deve-se cobrar para que a educação seja disponibilizada a todos e lutar para que essa seja digna de qualidade e padrões aceitáveis, pois somente assim haverá conscientização, elitização e politização de uma sociedade num todo, de modo que as oportunidades sejam abertas de maneira competitiva e unânime, e não somente por privilégios de poucos.

No mercado de trabalho a educação deixa de ser objeto de utopia e passa puramente para uma necessidade feroz na qual, hoje em dia, se percebe infelizmente que quem não a possui é deixado para traz. Bons cursos, graduação e pós são requisitos que daqui um tempo mínimos para uma carreira de sucesso com boas opções e salários. Portanto, a necessidade se capacitar é imediata, tal como a de se lutar para que essas oportunidades.

Por fim, deve-se refletir, acima de tudo, que a educação deve ser utilizada para um fim nobre ignorando qualquer possibilidade de se vir a tirar proveito daqueles que não a possuem. Ou seja, deve-se buscar a excelência da informação para todos que, de alguma forma ou outra, se beneficiem mutuamente da boa educação. As pessoas que assim fizerem estarão dignas e merecidas do bom mérito de uma educação de qualidade.

Portanto Minha mãe naquela dia, com aquela atitude mudou, a minha vida e todos os meus irmãos, da água para vinho, em virtude do que foi mencionado, a educação é o melhor investimento que possa existir, como capital humano de uma família e País, por ter retorno garantido de importância individual e coletivo.

Prof. De Assis Teixeira
Licenciado em história pela Universidade Federal de Rondônia
Pós-graduado em Educação Ambiental
Mestrado em História, no Brasil e América Latina, Cultura Território e Direitos Humanos, pela Universidade Pablo de Olavide- Espanha
Cursado em Teologia pela Cúria Arquidiocesana de Porto Velho

Postar um comentário

0 Comentários