
Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou nesta terça-feira, no canal da Mediação Tecnológica do Governo, uma live com o tema: “A Importância do Protagonismo do Líder Estudantil no Desenvolvimento do Turismo Regional”.
A live foi mediada pelo superintendente Estadual do Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior e contou com a participação da secretária adjunta da Seduc, Débora Lúcia Raposo da Silva e da servidora da pasta, Waldineide Bandeira, da coordenadora de Gestão Escolar, Sheila Andreia Ribeiro e da gerente de Gestão Democrática, Rosinei Noronha.
O titular da Setur destacou que, a live tem o objetivo de dar continuidade às ações do protagonismo juvenil e faz parte de um planejamento da Seduc, com foco na formação de lideranças estudantis: “O estudante precisa entrar nesse protagonismo e nada melhor do que incentivar esse jovem para que eles venham também a incentivar outros colegas.
Quando assumimos a pasta, haviam somente três guias turísticos cadastrados. Oferecemos formação e abrimos espaço para a capacitação desse profissional indispensável ao turismo. Hoje temos 20 guias turísticos cadastrados. A perspectiva é que os jovens entendam, que esse é um mercado de trabalho, a qual gera empregabilidade e renda”, disse.

Engajamento desses alunos nas atividades é essencial
Na menor cidade de Rondônia é possível fazer turismo. O turismo está na gastronomia, na hotelaria, nos bares, restaurantes, clubes, balneários, nas feiras agropecuárias, nas festas juninas. Quando há deslocamento de uma única pessoa para outro município, já é caracterizado como turismo”, explicou.
Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa de direcionar o tema “turismo” aos estudantes que fazem parte dos grêmios estudantis, promove o desenvolvimento das habilidades desses jovens. “O grêmio é a voz do estudante dentro da escola. É uma importante ferramenta de mudança.
O engajamento desses alunos nas atividades é essencial, e o trabalho desenvolvido entre Seduc e Setur para juntos fomentarem o turismo com políticas públicas, é prova de que a nossa gestão se preocupa com a formação desses jovens, conduzindo-os ao mercado de trabalho”, ressaltou.
Outro ponto destacado pela secretária da pasta da Educação, Ana Lúcia Pacini, foi a importância do tema debatido: “Rondônia é um Estado rico de belezas naturais e também de cultura e história. Levar o conhecimento das potencialidades turísticas e tudo que cerca o tema é importantíssimo. É um efeito dominó, porque esse líder estudantil pertencente a uma agremiação e vai atrair os demais.
Esse aluno termina seu ano escolar já tendo uma noção da área que ele quer ingressar e das potencialidades que o Estado tem. Muitos rondonienses desconhecem o que a sua região tem a oferecer. Desconhecem muitas vezes, a história de seu próprio povo. Trazer esse tema aos jovens estudantes, já é um passo importante para mudar esse quadro”, considerou.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários