Professores da rede municipal recebem formação no Programa Alfabetiza Porto Velho

Confira:

6/recent/ticker-posts

Professores da rede municipal recebem formação no Programa Alfabetiza Porto Velho

Etapa de formação encerra na sexta-feira (5)

Porto Velho, RO - Desde abril do último ano, quando foi lançado o Programa Alfabetiza Porto Velho, a Prefeitura investe na qualidade e aperfeiçoamento dos profissionais da educação. O objetivo é priorizar a recomposição e o acompanhamento pedagógico com professores e gestores da rede municipal de ensino. Nesta semana, mais uma etapa da formação continuada é ofertada.
A formação ocorre por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entre os dias 2 e 5 de agosto em uma ação conjunta com o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).

A formação inclui professores do 1º, 2º e 3º ano e acontece no Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Porto Velho. A Semed trabalha com a política de valorização e qualificação desde o planejamento para o retorno das aulas presenciais.

“O objetivo das formações, que já capacitaram mais de 1 mil profissionais da rede municipal de ensino, é contribuir para o aperfeiçoamento das competências e habilidades pedagógicas tanto dos professores alfabetizadores quanto dos técnicos e gestores, em razão da necessidade de preparação desses agentes públicos para que sejam um dos pilares para a alavancagem dos resultados de alfabetização na idade certa”, explicou a Secretária Adjunta, Paula Ramos.



Formação reúne profissionais e gestores em educação do município

O Programa Alfabetiza Porto Velho, instituído na rede municipal de ensino, teve início no ano passado e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental, conforme os pressupostos da Base Nacional Comum curricular (BNCC).

Para essa formação direcionada aos professores, gestores e técnicos da equipe pedagógica da Semed, foi feito um contrato de parceria com a Fundação Lemann, uma referência nacional em educação infantil e fundamental.

“A Fundação Lemann chegou em boa hora, pois nossos estudantes tiveram uma decaída na educação durante a pandemia, com toda aquela situação difícil de se envolver nos estudos. A parceria visa ajudar a melhorar o processo de seleção com critérios claros e transparentes, olhando para as competências das pessoas – além de seu desenvolvimento e valorização da carreira. Isso significa ter profissionais da educação mais bem preparados em cargos de liderança e, por consequência, oferecer serviços cada vez melhores para as escolas do município”, comentou Gláucia Negreiros, titular da pasta de educação.

Segundo a secretária da Semed, essas ações já vêm alcançando resultados diretos na sala de aula. “Estamos acompanhando o processo de ensino do professor e o processo de aprendizagem do aluno. No final do ano faremos uma avaliação para verificar o alcance da meta estabelecida. Agradecemos a parceria do Tribunal de Contas de Rondônia, que disponibilizou assessoramento pedagógico para efetivação da política de formação para professores alfabetizadores”, concluiu.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários