UNIR: Instituição continua recebendo fotos e vídeos para resgate de suas memórias

Confira:

6/recent/ticker-posts

UNIR: Instituição continua recebendo fotos e vídeos para resgate de suas memórias

A atividade faz parte da celebração dos seus 40 anos da Unir. O convites para contribuição estende-se tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade em geral e pode ser enviado até este sábado,30/7.

Porto Velho, RO - O prazo para envio de depoimentos e imagens (fotos e vídeos) para o projeto de resgate das memórias da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi prorrogado até este sábado,30/7. O projeto faz parte da celebração dos 40 anos de fundação da Unir, comemorado em 8 de julho de 2022, e busca rememorar e resgatar a trajetória institucional da Universidade desde a sua criação até a atualidade.

Como parte da celebração dos seus 40 anos, a Unir fez uma série de convites à sociedade, tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade em geral, para reunir depoimentos e imagens (fotos e vídeos) sobre a história da Universidade. Para conduzir este processo, instituiu duas comissões, uma delas específica para curadoria, está trabalhando, não apenas na programação da comemoração do aniversário, mas também na recepção, organização e constituição de uma memória institucional. A outra comissão é a Executiva responsável pela implementação das ações planejadas.

Três convites foram lançados pela Unir à toda a sociedade com o objetivo de rememorar e comemorar a trajetória institucional. A presidente da Comissão de Curadoria, professora Nair Gurgel, destacou a importância, não só do envolvimento das comunidades interna e externa da Unir neste momento, mas também da busca pela reunião de memórias e materiais que garantam esta memória. “Estamos realizando um trabalhando em conjunto, não apenas para rememorar tudo o que já foi feito e as pessoas que foram protagonistas e participaram da construção da Unir, mas inclusive para consolidar os caminhos e indicar os passos que devemos dar para seguir adiante”, disse a professora.

O primeiro deles é de texto de memórias e vivências relacionadas à Unir. O livro de Memórias da Unir será composto de textos em forma de crônicas, contos ou simples narrativas que, de alguma forma, lancem luzes sobre a história da única Universidade pública no Estado de Rondônia e estimulem toda a comunidade a repensar a história local relacionada a essa Instituição Pública de Ensino Superior. A intenção é incorporar textos de pessoas que tiveram, em algum tempo, de alguma forma, sua vida envolvida com a Unir ou que tiveram sua vida influenciada pela Universidade.

O segundo convite também é voltado para a edição de livro, Unir da gente - 40 anos de histórias e memórias. Nesta obra, o objetivo é reunir textos de alunos, docentes, técnicos, egressos e a comunidade em geral. As contribuições serão distribuídas em três momentos: 1ª Geração – até 1988; 2ª Geração – até 2008; 3ª Geração – até 2022. A ideia é receber não apenas textos, mas também fotografias e outras imagens que destaquem a participação da sociedade na construção da história da Unir.

Já o terceiro convite é para o envio de vídeos-depoimentos e destina-se a estudantes, servidores e qualquer pessoa que tenha participado de atividades da Universidade desde sua fundação em 1982 (pesquisa, extensão, eventos...), ou mesmo antes disso, nos momentos de constituição e funcionamento das organizações que deram origem à Unir.

Os convites estão abertos para envio às comissões responsáveis pela recepção e organização do material até o dia 30 de julho, conforme prorrogação, e todos os detalhes referentes aos modos e prazos de envio, além de contatos, estão disponíveis nas três chamadas que estão na íntegra disponíveis abaixo nos links. “A Unir está, ao mesmo tempo, diante de desafios e em um momento muito especial. Temos muito o que avançar, mas ao mesmo tempo, completar 40 anos de fundação nos dá a oportunidade de resgatar e avaliar o caminho trilhado. E avançar é isso, reconhecer o trabalho e as realizações que nos trouxeram até aqui e seguir adiante sobre as bases já construídas”, avalia a reitora Marcele Pereira.


Convite Depoimentos Unir 40 anos

Convite Livro Unir da Gente 40 anos

Convite Livro Memórias da Unir 40 anos

Prorrogação do prazo para envio de depoimentos e imagens Unir 40 anos





Fonte: Rondoniaovivo

Postar um comentário

0 Comentários