De onde vem o que eu bebo: como é o café especial que faz o Brasil ser premiado internacionalmente

Confira:

6/recent/ticker-posts

De onde vem o que eu bebo: como é o café especial que faz o Brasil ser premiado internacionalmente


Da cafeteria à fazenda, g1 segue o rastro do grão de São Paulo ao Sul de Minas Gerais. Nessa jornada, entenda por que a fruta precisa ser colhida madura e como 'sommeliers' atestam a qualidade. Tem provador que chega a tomar mais de 1 mil xícaras por dia em época de safra.

PORTO VELHO, RO - 
Uma bebida suave e adocicada, que só pode ser obtida com sementes de frutos que foram colhidos maduros, nem antes e nem depois. Este é o café especial, pelo qual o Brasil tem sido reconhecido internacionalmente.

O g1 seguiu o rastro desse grão de São Paulo até o Sul de Minas Gerais, onde está metade da produção brasileira. É a segunda reportagem da nova temporada da série quinzenal do De onde vem o que eu como.

Nesse percurso, a equipe encontrou uma fazenda que bateu recorde em concurso internacional e uma versão da bebida que movimenta campeonatos e gera novos profissionais, como os "sommeliers de café", que testam a qualidade do produto da fazenda à cafeteria.

Mais curiosidades sobre o café

Café especial X tradicional - enquanto o café especial é feito só com sementes de frutos maduros, o café tradicional aceita mistura com grãos verdes, secos, que passaram um pouco do ponto. Além disso, pode conter impurezas, como galhinhos e cascas da colheita. Porém, o governo estabeleceu que, a partir de janeiro de 2023, o café comum não poderá conter mais de 1% de impurezas.


À esquerda, grãos e pó de café especial. Já à direta, estão exemplos de grãos e pó de café tradicional, que são mais escuros. — Foto: Marcos Serra Lima/g1

O gosto amargo do café tradicional existe por causa da torra escura que a indústria faz para esconder as imperfeições. A torra do especial é mais clara, como na imagem acima.

Planta de café precisa descansar - o cafeeiro tem bienalidade em sua produção: em anos pares, tem safra alta. Em ímpares, baixa. Isso porque depois de um ano de muita produção, a planta precisa de um tempo para recuperar suas reservas internas e sua vegetação.



Qualquer estresse entre a floração e a maturação prejudica qualidade do grão e, consequentemente, da bebida. — Foto: Wagner Magalhães

De onde vem a cafeína? - Essa substância faz parte da genética das plantas de café, assim como nós temos genes que expressam a cor dos nossos olhos. A cafeína está presentes nas folhas, nas sementes e, em menos quantidade, nas raízes.

De onde vem o aroma e sabor? - O grão cru não tem gosto. Este só aparece durante a torra, que nada mais é do que submeter os grãos ao calor de uma máquina de torrefação. Com a alta temperatura, compostos como óleos e açúcares da semente se desenvolvem, gerando aroma e sabor.

Porém, nada disso existe se, no campo, a planta sofre com o clima – como uma seca – entre a floração e a maturação. Neste período, a planta produz os compostos químicos que, mais tarde, na torra, gerarão sabor, explica o pesquisador da Universidade Federal de Lavras, Flávio Borém.

Ganhando a vida tomando café especial - esse setor demanda especialistas que saibam pontuar a bebida usando uma metodologia internacional desenvolvida pela Specialty Coffee Association (SCA).



Café é a 2ª bebida consumida pelos brasileiros depois da água. — Foto: Marcos Serra Lima

Esses profissionais são encontrados em fazendas, cooperativas, empresas de exportação e importação (tradings), torrefações e cafeterias. Geralmente, estão ou já eram ligados à alguma atividade do café: barista, torrador, classificador, agricultor, entre outros.

É recomendável ter o certificado de Q-Grader (Avaliador Q de qualidade), emitido pelo Coffee Quality Institute (CQI). Há cursos preparatórios em associações, empresas, institutos e na Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Prêmio de assobio mais alto e mais belo - esse campeonato surgiu como uma brincadeira durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, em 2016, conta uma das idealizadoras Maria Mion. O objetivo é prestigiar os provadores que assobiam na hora da prova. O Sabiá de Cupping é o prêmio de assobio mais alto e o Rouxinol, do mais belo.

Onde encontrar café especial - cafeterias, torrefações, clubes de assinaturas e alguns mercados. Você pode procurar pelo selo da BSCA, que traz um QRCode que mostra onde o café foi colhido, a sua variedade, nota, além de poder avaliá-lo.

Arábica e canephora - o café especial é feito, em grande parte, com a espécie arábica, mas já tem bebida feita com variedade de canephora. Atualmente, cerca de 20% da produção de arábica no Brasil é de grãos especiais, diz o presidente da BSCA, Henrique Cambraia. Veja diferenças entre as duas espécies:

Arábica

    * Corresponde a cerca de 80% da produção;

    * Precisa ser plantado em terrenos com altitude acima de 600 metros;

    * Produzido, principalmente, em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia;

    * Tem um sabor mais suave;

    * O grão possui 1,4% de cafeína.

Canephora

    * Corresponde a 20% da produção;

    * É mais resistente e se dá bem em altitudes entre o nível do mar e 600 metros;

    * Produzido, principalmente, no Espírito Santo, Rondônia e Bahia;

    * Tem sabor mais intenso;

    * Grão tem 2,5% de cafeína.


Pé de café em Cabo Verde de Minas Gerais (MG). — Foto: Marcos Serra Lima

Créditos do "De onde vem o que eu como"

Coordenação editorial: Luciana de Oliveira
Narração, edição e finalização: Marih Oliveira
Reportagem: Paula Salati
Roteiro: Paula Salati, Marih Oliveira e Tatiana Caldas
Coordenação de vídeo: Tatiana Caldas e Mariana Mendicelli
Coordenação de arte: Guilherme Gomes
Direção de arte e ilustrações: Wagner Magalhães, Luisa Blanco e Vitória Coelho
Fotografia: Marcos Serra Lima
Motion: Vitória Coelho
Stop motion: Gustavo Wanderley
Motoristas: Ricardo Américo Barbosa e Rafael Prieto Rego


Pôr do sol em Carmos de Minas — Foto: Marcos Serra Lima


Frutos de café arábica da variedade Bourbon — Foto: Marcos Serra Lima


Vista de fazenda de café em Carmo de Minas. — Foto: Marcos Serra Lima


Frutos de café sendo lavados. — Foto: Marcos Serra Lima


Fruto de bourbon vermelho maduros. — Foto: Marcos Serra Lima


Secagem do café em um terreiro. — Foto: Marcos Serra Lima


Café especial também pode ser tomado na taça. — Foto: Marcos Serra Lima

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários