O ambiente escolar e a intromissão do crime e da violência

Confira:

6/recent/ticker-posts

O ambiente escolar e a intromissão do crime e da violência


Existem diversos fatores que contribuem com a difusão e crescimento da violência no ambiente escolar
Porto velho, RO - O problema da violência no ambiente escolar não é fato novo, mas não pode ser encarado como problema corriqueiro. Nos últimos anos, as unidades escolares, que são espaços do saber e aprender, estão se tornando em locais de difusão da violência.

O problema vem se agravando com a presença do crime organizando cada vez mais intenso em locais de grandes concentrações sociais como condomínios residenciais, conjuntos de moradias populares e escolas.

O fato é que em todos os estados brasileiros essa apropriação da violência e do mundo do crime vem ganhando dimensão aos olhos de todos e poucos se importam com as consequências. Não se vê políticas públicas voltadas ao enfrentamento desse problema social e de segurança coletiva. Assim como a escola sente o reflexo da cultura familiar, ao inverso disso, as famílias já estão sendo impactadas por essa cultura da violência. As lagrimas de mães serão multiplicadas se não houver o controle do estado e dos demais poderes para conter essa tendência lastimável.

Existem diversos fatores que contribuem com a difusão e crescimento da violência no ambiente escolar, e todos precisam ser investigados e considerados em potencial até chegar a modelos que possam promover o controle da situação. As instituições de segurança pública e de educação não podem continuar alheias como se fossem fatos isolados. É explicito que o crime vem recrutando seus elementos dentro do universo estudantil e isso precisa ser brecado.

As escolas precisam voltar aos objetivos de oferecer ensino e formação, enquanto que as famílias precisam atuar na educação social e moral dos indivíduos. A intromissão da violência e da criminalidade no ambiente escolar é grave e de interesse geral.

Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários