Confira:

6/recent/ticker-posts

IFRO abre mais de 900 vagas para Pós-graduação presenciais e a distância


Vagas estão distribuídas por todo o estado de Rondônia, mais polos em Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco

PORTO VELHO, RO - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu as inscrições para 920 vagas em 8 diferentes cursos de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. São 549 vagas divididas entre os campi do IFRO, mais 200 para a parceria realizada com a Universidade Aberta do Brasil (Polos UAB ‒ IFRO Campus Porto Velho Zona Norte) e 171 vagas para os Polos EaD ‒ Campus Avançado São Miguel do Guaporé, atendendo a municípios de Rondônia e também dos estados de Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais.

O período de inscrição no ambiente on-line segue até 20 de julho de 2022, às 23h59 do horário de Rondônia, exclusivamente pelo Portal de Seleção do IFRO. Os cursos são públicos e gratuitos, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. O Processo Seletivo da Pós-Graduação (PSPG 2022/2) está sob a organização da Coordenação de Exames e Admissão (CEA) e da Coordenação de Pós-Graduação (Cposg/Propesp) do IFRO. Para ingresso na pós-graduação é requisito imprescindível que o candidato tenha concluído a graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), comprovado por meio do Histórico Escolar da Graduação.

Veja o edital

Nos cursos presenciais, há 40 vagas para pós-graduação lato sensu em 3 diferentes unidades. No Campus Colorado do Oeste as vagas são em Ensino de Ciências e Biologia Presencial Integral e em Geoprocessamento Presencial Integral; no Campus Guajará-Mirim para Ensino de Ciências e Matemática e para Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; e no Campus Porto Velho Calama para Gestão Ambiental.

Os campi do IFRO também ofertam vagas na modalidade a distância: em Ji-Paraná são 40 vagas na Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação EaD e em São Miguel do Guaporé há 309 vagas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos EaD.

A distribuição de vagas contempla a ampla concorrência e o sistema de Ações Afirmativas (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência – PcD). O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nos critérios relacionados à Formação Acadêmica, Experiência Profissional, Produção Científica, Eventos Científicos e Capacitação.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos os seguintes documentos: CPF, documento oficial de identificação e diploma de graduação, mais comprovantes de experiência profissional em atividades relacionadas ao curso, de publicações de artigos científicos completos, capítulos de livros ou livros, de apresentação ou publicações de trabalhos, resumos ou palestras em congressos, seminários e similares e de curso de capacitação, aperfeiçoamento ou qualificação profissional.

EaD Polo UAB/IFRO

Os municípios rondonienses de Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho possuem Polos de Educação a Distância do IFRO em parceria com a UAB. Nestas unidades, serão ofertadas 200 vagas mediadas pelo Campus Porto Velho Zona Norte, que oferta a Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). São 30 vagas para cada cidade, com exceção da capital, que disponibiliza 50 vagas na seleção.

Polos EaD IFRO

Já os 43 Polos de Educação a Distância do IFRO em Rondônia, Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais ofertam 3 vagas (em cada polo) na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos. O curso é ofertado pelo Campus Avançado São Miguel do Guaporé. Em Pernambuco, o município ofertante é São José do Egito e, em Minas Gerais, nas localidades de Rubim e Santa Rita de Caldas. Na Paraíba em: Araruna, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, Cuité de Mamanguape, Esperança, Itaporanga, Livramento, Mari, Olho D’Água e Pitimbu.

Em Rondônia: Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Extrema, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Porto Velho Zona Leste (CEU), Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.


Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários