Fiscais do Ipem passam por capacitação para identificar fraudes eletrônicas em postos de combustíveis

Confira:

6/recent/ticker-posts

Fiscais do Ipem passam por capacitação para identificar fraudes eletrônicas em postos de combustíveis


Os servidores participaram de capacitação no Ipem-SP para aprimorar os conhecimentos e implantar mais este serviço em favor da sociedade rondoniense

PORTO VELHO, RO - 
Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem RO passaram nesta semana por capacitação para identificação de possíveis fraudes nas placas eletrônicas das bombas de combustíveis. Os servidores visitaram o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo – Ipem SP para aprimorar os conhecimentos e implantar mais este serviço em favor da sociedade rondoniense.

A equipe recebeu aperfeiçoamento para a elaboração de laudos periciais em bombas medidoras de combustíveis, documentação do Sistema de Gestão da Qualidade e atualização de novas fraudes detectadas. A ação tem o objetivo de coibir a manipulação por meio de acessórios eletrônicos como controle remoto, celular, infravermelho, ondas de rádio entre outras formas de manipulação das bombas de combustíveis. A medida vai trazer maior segurança ao consumidor no abastecimento do seu veículo.

“É o Governo de Rondônia protegendo a população, o consumidor e o comerciante honesto. Nossas equipes de fiscalização já realizam rotineiramente o acompanhamento do volume de combustível que é entregue ao consumidor. Sem contar a questão de segurança para saber se existem lacres violados. Agora vamos aplicar o conhecimento das tecnologias para coibir o uso de tecnologia nas fraudes de bombas de combustíveis”, frisou o presidente do Ipem, Theodoro Rahal.

Ainda de acordo com o presidente do Ipem, essa parceria entre os Ipem’s se tornou uma realidade mais frequente no país. “É uma parceria técnica para capacitar os nossos servidores, caso haja fraudes desse tipo. Essas armadilhas começaram a ser usadas na região Sudeste e infelizmente está se espalhando por todo território nacional. O consumidor abastece 20 litros, mas na verdade está entrando no tanque dele 18 ou 19 litros. Isso acontece quando microprocessadores instalados nas placas das bombas são acionados por controle remoto ou mesmo por celular”, afirmou Theodoro.

A fiscalização é realizada diariamente. As equipes do Ipem têm verificado as bombas nos postos de combustíveis da Capital e interior do Estado. O consumidor que se sentir lesado ou desconfiar de possíveis irregularidades em relação à quantidade de combustível abastecida no veículo, deve entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-RO, por meio do telefone 0800 647 7277, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h30, ou enviar e-mail para: ouvidor@ipem.ro.gov.br.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários