Confira:

6/recent/ticker-posts

Em Rondônia 67% dos postos de trabalho formais são de pequenos negócios; “Proampe” incentiva micros e pequenas empresas


Enivaldo Pedro é beneficiado pelo Proampe do Governo de Rondônia

PORTO VELHO, RO - As micros e pequenas empresas exercem um papel importante para o crescimento econômico do país. Em Rondônia, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, através de um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, dos 6.217 postos de trabalho gerados até abril, 67% vêm dos pequenos negócios. Neste montante, foram 2.157 vagas a mais que as médias e grandes empresas.

Quando comparado ao mesmo período de 2021, são 1.440 postos a mais, gerados pelas Micros e Pequenas Empresas no Estado, o equivalente a 53% de crescimento. A coordenadora de Micros e Pequenas Empresas, Associações e Cooperativas da Sedec, Patrícia Portela, destaca a importância das micros e pequenas empresas para a geração de empregos e economia de Rondônia.

“Além de serem responsáveis por mais da metade dos empregos no País, empresas de pequeno porte são menos propensas a demitirem, pois, operam com um número menor de colaboradores. Importante ressaltar, ainda que, os pequenos negócios movimentam dinheiro na própria região onde os consumidores residem. Quanto mais empresas abertas, mais opções de serviços e com isso, mais competitividade”, destacou.

Essas empresas têm influência nas ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, com programas de microcrédito e empregabilidade.

DADOS NACIONAIS:

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, no 1° quadrimestre de 2022, as micros e pequenas empresas abriram 470,52 mil vagas a mais do que as médias e grandes empresas. Na divisão por setores da economia, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos, em todos os segmentos.

GERAÇÃO EMPREGO

Através da solução de empregabilidade “Geração Emprego”, os trabalhadores podem cadastrar seus currículos, passando por um processo de busca por vagas e ainda se capacitarem e prestarem serviços na informalidade.

OFERTA DE MICROCRÉITO

Com o Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia – “Proampe“, empreendedores de pequenos negócios formais e informais de Rondônia podem ter acesso a crédito com excelentes condições operacionais, conjugado com capacitação e assistência técnica, incentivando a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários