Por que as contas fakes são a principal preocupação do Musk no Twitter? Entenda

Confira:

6/recent/ticker-posts

Por que as contas fakes são a principal preocupação do Musk no Twitter? Entenda


Bilionário justificou suspensão da compra da plataforma por falta de detalhes sobre número de perfis falsos. Analistas veem blefe para reduzir valor de compra

PORTO VELHO, RO — O bilionário Elon Musk tuitou na manhã desta sexta-feira que sua oferta de compra do Twitter, que avalia a plataforma em US$ 44 bilhões, está temporariamente suspensa. Ele argumentou que há dúvidas sobre o número de contas falsas no perfil. Mas analistas suspeitam que isso seja só um pretexto para reduzir o valor do negócio.

Musk vinha argumentando que faria da rede social uma plataforma habitada apenas por humanos, eliminando robôs que são usados para vender produtos e promover a desinformação. Mas por que, afinal, os bots preocupam tanto Musk? E como eles funcionam?

1. O que são bots de spam?

No Twitter, os bots são contas automatizadas que podem fazer as mesmas coisas que seres humanos reais: enviar tweets, seguir outros usuários e curtir e retuitar postagens de outras pessoas.

No entanto, os bots de spam usam essas ações para atividades enganosas, prejudiciais e importunadoras.

Bots de spam programados com motivação comercial podem tuitar incessantemente na tentativa de direcionar o tráfego para um site e promover um produto ou serviço.




Eles também podem ser usados para espalhar desinformação e promover mensagens políticas.

Nas eleições presidenciais dos EUA de 2016, houve suspeitas de que os bots russos ajudaram a influenciar a corrida a favor de Donald Trump, que foi eleito.

Os bots de spam também podem disseminar links fraudulentos para brindes falsos e outros golpes financeiros. Depois de anunciar seus planos de adquirir o Twitter, Musk disse que uma de suas principais prioridades é eliminar bots de spam que promovem golpes envolvendo criptomoedas.


2. O que o Twitter está fazendo para combater os bots de spam?

Os bots são permitidos no Twitter, embora, de acordo com a política da empresa, essas contas devam indicar que são automatizadas.

A plataforma até lançou um rótulo para bots “bons”, como @tinycarebot, uma conta que tuita lembretes de autocuidado. Bots de spam, no entanto, não são permitidos, e a empresa tem políticas destinadas a combatê-los.

Os usuários são incentivados a relatar violações da política. A empresa bloqueia contas com atividades suspeitas.

Para voltar, os usuários podem precisar fornecer informações adicionais, como um número de telefone ou resolver um desafio do tipo reCAPTCHA, no qual o internauta tem que preencher um quebra-cabeça virtual ou digitar letras e números expostos num campo para provarem que não são bots.

O Twitter também pode suspender permanentemente contas de spam. Ao divulgar seu último balanço trimestral, a empresa informou que as contas falsas e spam representam menos de 5% de seus usuários ativos diários.

3. O que pode ser feito para melhorar a segurança do Twitter?

Musk afirma que há mais a fazer. Em um comunicado feito no dia 25 de abril, ele disse que queria melhorar o Twitter “aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos”.

Tornar os algoritmos do Twitter de código aberto para processos como moderação de conteúdo pode dar mais credibilidade à plataforma, permitindo que qualquer pessoa revise seu código, identifique vulnerabilidades e dê sugestões de melhorias.

Fazer maior uso de métodos de segurança como reCAPTCHA pode ajudar a reprimir bots de spam. O Twitter pode aumentar a implantação da autenticação multifator, um tipo de verificação de identidade em que os usuários precisam confirmar quem são e se são humanos usando outro canal de comunicação, como telefone ou e-mail.

A empresa também pode aumentar o uso de algoritmos de aprendizado de máquina que podem ajudar a identificar bots de spam com base em suas atividades no Twitter.




4. Por que a segurança é um desafio tão grande para o Twitter?

Para empresas de mídia social como o Twitter, que dependem muito do uso de aplicativos móveis, a segurança pode ser difícil porque os apps geralmente são mais vulneráveis do que os sites acessados por meio de um navegador da Internet em um computador desktop ou laptop.

Navegadores de internet como o Google Chrome sofrem atualizações e fazem melhorias de segurança em segundo plano sem que o usuário sequer perceba.

Quando se trata de um aplicativo móvel, os usuários geralmente precisam fazer a atualização para garantir que um novo patch de segurança esteja em vigor.

Empresas de tecnologia mais estabelecidas, como Google e Microsoft, também têm grandes equipes de segurança a seu serviço, colocando-as à frente das empresas de mídia social quando se trata de proteção contra ataques ou contas falsas.

5. Afinal, o que está em jogo para o Twitter?

O Twitter pode perder usuários frustrados, preocupados ou até prejudicados por bots de spam e atividades fraudulentas. Problemas de segurança persistentes também podem atrair mais atenção dos reguladores que desejam ampliar o controle sobre o Twitter e o setor de tecnologia em geral.

Por outro lado, uma repressão mais dura aos bots de spam pode prejudicar a contagem total de usuários do Twitter ao limpar contas falsas.

Fonte: O globo

Postar um comentário

0 Comentários