População deve se atentar para a vacinação contra a influenza, sarampo e covid-19

Confira:

6/recent/ticker-posts

População deve se atentar para a vacinação contra a influenza, sarampo e covid-19


Imunizantes são ofertados em unidades de saúde da capital

PORTO VELHO, RO - Com três campanhas de vacinação em andamento, a Prefeitura de Porto Velho chama a atenção para a importância da atualização do cartão de vacina. Os grupos prioritários que se encaixam nas campanhas de influenza, sarampo e covid-19 devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou o posto de vacinação do Porto Velho Shopping.

O público estimado para a vacinação da influenza, campanha anual a nível nacional, é de quase 150 mil pessoas em Porto Velho, mas, até o momento, somente cerca de 20 mil pessoas receberam o imunizante. “Lembrando que a vacina é de extrema necessidade, já que foram registrados óbitos pelo vírus H3N2, imunização inclusa na dose deste ano”, explicou Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Fazem parte do grupo prioritário da vacina de influenza idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores; comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Município alerta para a atualização do cartão de vacina

Outra campanha em andamento em todo o país é a do sarampo, doença infecciosa causada por vírus. O combate busca evitar novos surtos e a imunização é destinada, nesse primeiro momento, apenas para profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

“Aqui em Porto Velho registramos estado de alerta, uma vez que já registramos vários casos suspeitos e a cobertura vacinal para essa doença também está baixíssima, não chegando a 10%”, alerta a gerente de Imunização.

Além das campanhas de influenza e sarampo, a vacinação contra a covid-19 segue disponibilizando a 4ª dose para pessoas com 60 anos ou mais. Quem ainda não completou o ciclo de proteção também pode comparecer aos pontos de vacinação, nas unidades básicas e no Porto Velho Shopping para receber o imunizante.

“Os casos de covid-19 têm aumentado. Temos visto que a população tem relaxado por não haver um número de óbitos tão grande quanto no início da pandemia, mas é importante alertarmos que quando relaxamos na vacinação colocamos todo o resto em risco. Temos um grupo de pessoas que ainda não procurou a terceira dose até hoje”, pontuou a gerente de imunização.

A programação de vacinação nas unidades de saúde pode ser conferida aqui.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários