Pirarucu com mais de 2 metros e outros 'gigantes' do rio Madeira; veja lista

Confira:

6/recent/ticker-posts

Pirarucu com mais de 2 metros e outros 'gigantes' do rio Madeira; veja lista


Jaú e Pirarara não chegam ao tamanho do Pirarucu, mas também são bem grandes. Veja as principais curiosidades sobre os peixes.

Na última semana, um pirarucu com mais de dois metros e aproximadamente 130 kg foi fisgado no rio Madeira e impressionou pelo tamanho. Ao g1, o biólogo Flávio Terassini comentou um pouco sobre o peixe e outros “gigantes” do rio Madeira, rio que faz parte da bacia do rio Amazonas e banha os estados de Rondônia e do Amazonas.

Pirarucu

É considerado o maior peixes de águas doces das Américas e possivelmente do mundo. Não há no rio Madeira um maior que ele. O animal pode chegar a mais de 3 metros e 200 quilos.

“Uma característica curiosidades dos pirarucus é que eles são peixes pulmonados, ou seja, eles possuem pulmões. Então eles tem aquelas brânquias, como os outros peixes, mas eles precisam subir na superfície pra respirar e aí mergulhar e prender a respiração debaixo d'água”, revela o biólogo Flávio Terassini.

Por ser muito grande e predador e se alimentar preferencialmente de peixes, o pirarucu pode modificar o ecossistema do local onde está. Uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) identificou o peixe em locais onde ele não costumava ficar.

Por ser topo de cadeia alimentar, o pirarucu se torna um risco para os peixes menores, explicou a coordenadora da pesquisa, Carolina Dória.

"No caso do pirarucu, ele está se alimentando das espécies de pequeno porte, por exemplo pacu e sardinha e essas espécies vão diminuindo em abundância, por exemplo na área do reservatório [acima da usina de Santo Antônio]. Em outras áreas, o pirarucu passa a ser dominante na pesca. Ele prejudica a subsistência de algumas comunidades", explicou.

Jaú




Vive em poços bem profundos no leito dos rios e em regiões de águas mais fundas no pé de cachoeiras e corredeiras — Foto: Arquivo TG

Diferente do pirarucu, o jaú é um peixe de couro. Um dos maiores da categoria que existem no país. Ele é típico da bacia Amazônica e se alimenta de outros peixes menores. Segundo Flávio, o jaú é da família dos bagres. Ele possui “esporões” na ponta das nadadeiras.

O peixe pode ultrapassar 100 quilos e medir quase 2 metros de comprimento, sendo bem grande, mas menor que o pirarucu.

Pirarara

Também nativo da Bacia Amazônica, a pirarara não chega a ser tão grande quanto os outros dois “gigantes do rio Madeira”. O peixe pode pesar mais de 100 kg e medir mais de 1,5 metros.

A pirarara também de é um peixe de couro de água doce e possui barriga branca, com uma lateral amarelada e um tom alaranjado no rabo. O animal é onívoro, mas se alimenta principalmente de peixes menores.



Essa pirarara foi fisgada no rio Guaporé, em Rondônia. — Foto: Terra da Gente/ Arquivo Pessoal

João Cordeiro é uma das pessoas que já conseguiu fisgar o animal em sua maior fase. A pirarara pesava mais de 50 kg. De acordo com o pescador esportivo, foram necessários cerca de 20 minutos para conseguir puxar o peixe e colocar dentro do caiaque.

"No outro dia meu braço estava todo dolorido", contou ao g1.



João e a pirarara de mais de 50kg capturada no Rio Madeira em Porto Velho — Foto: Instagram/Reprodução


Fonte: G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários