Onda de calor na Índia faz pássaros despencarem do céu por cansaço e desidratação

Confira:

6/recent/ticker-posts

Onda de calor na Índia faz pássaros despencarem do céu por cansaço e desidratação


Médicos locais apontam um aumento de 10% no número de aves que precisam ser resgatadas em relação ao ano passado

PORTO VELHO, RO — Equipes de resgate em Gujarat, no Oeste da Índia, estão recolhendo dezenas de pássaros exaustos e desidratados que caem todos os dias, ao mesmo tempo em que uma onda de calor seca as fontes de água da maior cidade do estado.

Nos últimos anos, grandes áreas do Sul da Ásia estão secando nos meses mais quentes do período que antecede o verão, levando o primeiro-ministro da índia, Narendra Modi, a alertar sobre o aumento dos riscos de incêndio.

Médicos de um hospital de animais administrado pela Jivdaya Charitable Trust, organização sem fins lucrativos em Ahmedabad, disseram que trataram milhares de pássaros nas últimas semanas. Ainda segundo eles, os socorristas trazem dezenas de aves todos os dias.

— Este ano foi um dos piores dos últimos tempos. Vimos um aumento de 10% no número de aves que precisam ser resgatadas — disse Manoj Bhavsar, que trabalha em estreita colaboração com a ONG e vem resgatando pássaros há mais de uma década.

Médicos de animais do hospital foram vistos, na quarta-feira, alimentando pássaros com comprimidos multivitamínicos e injetando água em suas bocas usando seringas. Autoridades de saúde em Gujarat emitiram avisos aos hospitais para criar enfermarias especiais para insolação e outras doenças relacionadas ao calor.

A Índia enfrenta, em 2022, uma onda de calor sem precedentes, o que está afetando colheitas e colocando sob ameaça o fornecimento de eletricidade. As temperaturas estão batendo 50°C.


Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários