Confira:

6/recent/ticker-posts

Detran Rondônia oferece curso de Formação de Transporte de Produtos Perigosos, em Rolim de Moura


Qualificação de motoristas pela Escola Pública de Trânsito em Rolim de Moura

PORTO VELHO, RO - Cumprindo sua função social de qualificar os motoristas de Rondônia, aumentando a empregabilidade, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, realizou no município de Rolim de Moura, o curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – TPP.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que, além de capacitar os motoristas, formando profissionais, o curso colabora para um trânsito mais seguro. “Melhor qualificados, os motoristas dirigem preventivamente e contribuem para a redução dos índices de acidentes de trânsito” – disse o diretor.

Organizados numa perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução N° 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, Curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – TPP, é ofertado pela Escola pública de Trânsito – Eptran, com parceria do Corpo de Bombeiros – CBM, tem carga horária de 50 horas-aulas, e aborda conteúdos de Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Prevenção ao Incêndio, Legislação de Trânsito e Movimentação de Produtos Perigosos.

“Válido por cinco anos, a formação é destinada a condutores cujo objetivo é se especializar no transporte de cargas de Produtos Perigosos, obedecendo à exigência legal da Resolução do Contran”, esclarece a ministrante do curso e pedagoga, Telma Ferreira da Silva.

Telma explica que a formação aconteceu em duas etapas, de 9 a 13, para novos condutores; e de 14 a 16 de maio, o curso de atualização, com 16h/aula, destinado àqueles motoristas já especializados, que passaram pela formação há mais de 5 anos.

Durante as formações, as pedagogas da Eptran, Telma Ferreira da Silva e Mírian Cruz Amaro, juntamente à equipe da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran de Rolim de Moura, palestraram também sobre o Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema Juntos Salvamos Vidas, enfatizando a importância do comportamento responsável do condutor no trânsito, conscientizando-os para o método preventivo de dirigir para evitar acidentes e vítimas, visto que 90% dos sinistros de trânsito ocorrem por falha humana.

ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO

Regulamentada pela Resolução do Contran N°. 515 de 18 de dezembro de 2014, a Escola Pública de Trânsito – Eptran, destina-se a promover a Política Nacional de Trânsito, bem como executar ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

Cabe à Eptran, em suas atividades, priorizar o desenvolvimento do convívio social no espaço público, promovendo princípios de equidade, ética, e assim visando uma melhor compreensão do sistema de trânsito, com ênfase na segurança e no meio ambiente.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários