Com tema “Gotas de amor para um mundo melhor”, Hospital de Base abre a Semana Estadual de Doação de Leite Humano

Confira:

6/recent/ticker-posts

Com tema “Gotas de amor para um mundo melhor”, Hospital de Base abre a Semana Estadual de Doação de Leite Humano

 

Conscientizar sobre importância da doação de leite, amamentação é o objetivo da campanha

PORTO VELHO, RO - Chamar a atenção para a importância da doação de leite é um dos objetivos da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, promovida pelo Banco de Leite Humano Santa Ágata, em Porto Velho. A abertura oficial acontece na próxima sexta-feira (20), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP. O slogan da campanha neste ano “Gotas de Amor para um Mundo Melhor”.

A programação foi elaborada com a finalidade de integrar a rede municipal e estadual com informações sobre a importância da doação para a vida. A coordenadora do Banco de Leite Humano – BLH, Edilene Mâcedo, comenta que falar sobre a doação de leite é compartilhar conhecimento do bem. “O serviço salva vidas e acolhe as mamães. A semana estadual fortalece a nossa jornada que é sensibilizar a sociedade”, destaca.

A Semana Estadual de Doação de Leite Humano passou a fazer parte do calendário oficial de eventos de Rondônia, conforme a lei n° 2.859/2012. A finalidade é divulgar e sensibilizar a sociedade rondoniense, sobre a importância e a necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite.

BANCO DE LEITE HUMANO

O Santa Ágata atende a demanda das crianças prematuras e de baixo peso; internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTIN e Unidade Intermediária, e que estão no Método Canguru, do HBAP.

O diretor-geral da unidade hospitalar, Rodrigo Bastos, acrescenta que uma semana voltada à importância da doação de leite humano fortalece a saúde de forma geral. “Só o leite humano fornece a real necessidade nutricional dos recém-nascidos e garante a longo prazo saúde e qualidade da vida”, pontua.

PROGRAMAÇÃO

18/09 – Mobilização pelo dia de sensibilização do método canguru – Roda de conversa com as mães da UTI neonatal e colaboradores.
Horário: 9h
Online: sala de convivência UTI neonatal/HBAP

19/05 – Doação de Leite Humano: “Gotas de Amor para um Mundo Melhor” – Fórum Internacional
Horário: 9h
Online: YouTube

20/05 – Abertura da Semana Estadual de Doação de Leite Humano.
Auditório do Hospital de Base
Horário: 9h

23/05 – Roda de amamentação – BLH convidado para participar desse evento promovido pela Unidade de Saúde da Família -USF, Bairro Pedacinho de chão.
Horário: 16h
Local: USF pedacinho de chão.

24/05 – Rondônia – Evento da Rede Estadual do BLH
Horário: 12h
Online: YouTube

28/05 – Curso Jornada Bases da Amamentação e Doação de Leite Humano – LAENFAM/RO
Em uma Instituição de Ensino Superior
Horário: 15h

30/05 – Curso Sensibilização para as equipes da Atenção Básica de Saúde sobre Doação de Leite Humano
Hospital de Base
Horário: 14h às 18h

01/06 – Curso Sensibilização para as equipes da Atenção Básica de Saúde sobre Doação de Leite Humano
Hospital de Base
Horário: 8h às 12h

1 e 2/06 – Fórum de Cooperação Técnica Internacional: Mobilizações pela Doação de Leite Humano no Mundo
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
https://www.youtube.com/c/RedeBancosdeLeiteHumano

DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO


A Lei n° 13.227/2.015 instituiu em 19 de maio o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, dar visibilidade aos bancos de leite e promover o aleitamento materno.

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO

O leite materno tem tudo o que bebê precisa até os seis meses de idade, inclusive água. Os principais benefícios do leite materno para o bebê são: protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias; reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos; reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Para a mãe: emagrece; previne câncer de mama e ovário; reforça o vínculo com a criança; é anticoncepcional natural; ajuda o útero a voltar ao tamanho normal e traz economia.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários