Com recuo de enchente, obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, são retomadas em Alto Paraíso

Confira:

6/recent/ticker-posts

Com recuo de enchente, obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, são retomadas em Alto Paraíso




Obras paralisadas por conta da cheia do rio Jamari, foram reiniciadas esta semana

PORTO VELHO, RO - Após o período de chuvas intensas e constantes do inverno amazônico, o Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes – DER, autorizou, na segunda-feira (16), a retomada das obras da ponte sobre o rio Jamari, localizada na Rodovia 459, no trecho entre Alto Paraíso e a BR-364.

“A Ordem de Serviço para o início da construção da ponte aconteceu no dia 8 de setembro de 2021. Os trabalhos foram iniciados pela empresa com mobilização de pessoal, equipamentos e materiais necessários para a instalação do canteiro de obras. Com 60 dias de execução, realizaram os serviços de infraestrutura, que incluem a escavação para fundações (tubulões) em solo resistente. Contudo, o alto nível do rio Jamari, comprometeu a execução da obra, mas as ferragens e concretagem das fundações dos pilares P3 e P4 já haviam sido concluídas e a empresa pôde retomar as atividades com segurança”, explica o diretor-geral do DER, Eder André Fernandes.

O encarregado de equipe da empresa responsável pela obra, Paulo Sérgio Ramos da Silva, detalha que os operadores já estão no canteiro de obras e que os trabalhos serão intensificados nos próximos dias com a chegada de novos operadores. “A nossa equipe já iniciou os trabalhos com o levantamento de passarela para fazermos a montagem das ferragens e concretagem da primeira transversina da estrutura da ponte, nos pilares já concluídos”, pontuou.

NOVA ESTRUTURA

Destaca-se que a antiga ponte existente no local, era em pista simples e com extensão de 108 metros, a qual teve a estrutura comprometida com a cheia do rio Jamari.


Nova estrutura será construída cinco metros mais alta que a antiga

Com investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões do Governo de Rondônia, a nova ponte de concreto será em mão dupla e possuirá 130 metros de extensão e 8,80 metros de largura. Além disso, a nova estrutura será construída cinco metros mais alta que a antiga.

A obra licitada pelo DER, incluindo as cabeceiras e a pavimentação asfáltica no entorno da ponte. O secretário Executivo Regional de Ariquemes e Vale do Jamari da Casa Civil, Euclides dos Santos Pinto, confirma que a nova estrutura será segura e projetada para garantir a segurança e trafegabilidade sobre as águas do rio Jamari.

“Uma das preocupações do Governo de Rondônia era de fornecer uma travessia segura a todos os usuários da via, principalmente no período das chuvas constantes, onde o nível do rio aumenta de forma considerável. A nova ponte será um grande marco para fomentar ainda mais a economia do município de Alto Paraíso, com o acesso facilitado para o escoamento de toda a produção agrícola da região”, finalizou Euclides dos Santos Pinto.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários