Confira:

6/recent/ticker-posts

CINEMA: Documentário 'Amigo Secreto', de Maria Augusta Ramos, traz o avesso da Lava Jato que você desconhece


“Amigo Secreto” acompanha alguns dos jornalistas por trás da cobertura nos dois anos após as primeiras publicações, quando Brasil entrava em um longo período de turbulências

PORTO VELHO, RO - No próximo dia 16 de junho chega às salas de cinema o documentário “Amigo Secreto”, da consagrada cineasta Maria Augusta Ramos, que tem em seu catálogo filmes como: “O Processo”, “Juízo” e “Morro dos Prazeres”, todos com brilhante carreira no Brasil e no exterior.

Trata-se, portanto, de uma diretora reconhecida internacionalmente, detentora de prêmio em diversos festivais. “O Processo” estreou na Berlinale e recebeu o Prêmio de Melhor Filme no festival suíço ‘Visions du Reel’, no DocumentaMadrid e no IndieLisboa.

Na mesma pegada - a derrocada política do país desde o golpe de 2016 -, Guta volta ao tema, desta vez para descortinar a entrada do ex-juiz Sergio Moro, em 2019, no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades, que abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises.

Protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, “Amigo Secreto” mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país.

O cinema de Maria Augusta não alivia os personagens, não poupa o espectador da crueza dos fatos que desfilam diante dos seus olhos. Ela frequenta a cena em que eles se desenrolam, fazendo de sua câmera uma testemunha implacável. Guta documenta.

Com “Desi”, ganhou o Prêmio do Público no IDFA - Festival de Doc de Amsterdam. “Justiça”foi premiado como ‘Melhor Filme” no ‘Visions du Reel’, no Taiwan Int. Doc. Fest e no CPH:Dox Copenhagen.

Sua abordagem da realidade brasileira, o foco nos jovens desassistidos que vão parar no sistema prisional levou “Juízo” a ser laureado comoMelhor Filme no One World IFF e o Prêmio Fipresci no DOK Leipzig.

Em “Morro dos Prazeres”, seu olhar recai sobre o trabalho da Polícia, as operações em um dos morros da cidade do Rio de Janeiro e o difícil diálogo entre policiais e a comunidade. O documentário a levou a receberos Prêmios de Melhor Direção, Fotografia e Som no 46o Festival de Brasília. “Futuro Junho” ganhou Melhor Direção no Festival do Rio e Melhor Filme no Janela de Cinema em Recife. Em 2014, a diretora recebeu o Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra.

Pelo teaser que pode ser visto abaixo, tem-se uma noção do que esperar de mais este longa-metragem de Maria Augusta Ramos. Amigo Secreto”é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers,GebroedersBeetz Filmproduktion, e pelaVitrine Filmes– que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil.

Ficha técnica:

Direção e roteiro: Maria Augusta Ramos

Direção de fotografia: Diego Lajst

Som direto: Fernando Akira

Montagem: Karen Akerman

Montagem adicional: Eva Randolph

Direção de produção e pesquisa: Zeca Ferreira

Edição de som e mixagem : Mark Glynne, Tom Bijnen

Finalização e correção de cor: Jan Jaap Kuiper, Michiel Rummens

Produtor executivo: Maria Augusta Ramos, Felipe Lopes, Ilja Roomans

Produtores: Maria Augusta Ramos, Christian Beetz, Ilja Roomans, Silvia Cruz

Uma coprodução: Vitrine Filmes, ZDF in association with ARTE

Uma produção: Nofoco Filmes, GebroedersBeetz Filmproduktion, Docmakers

Patrocínio: IREE, Grupo Prerrogativas

Esse filme teve o apoio de: Netherlands Film Fund e The Netherlands Film Production Incentive

Apoio: Fenae, Trupe do Filme

Fonte: Brasil247

Postar um comentário

0 Comentários