China usa iuan digital para estimular consumo pós-pandemia

Confira:

6/recent/ticker-posts

China usa iuan digital para estimular consumo pós-pandemia


País está na vanguarda para desenvolver moedas digitais

PORTO VELHO, RO - A China está usando o iuan digital (e-CNY) para estimular o consumo, e novos aplicativos compatíveis com a moeda eletrônica devem ser lançados para aumentar a transparência e a eficácia das políticas governamentais.

A cidade de Shenzhen, no sul do país, começou a distribuir $ 30 milhões de iuans (US$ 4,50 milhões) em dinheiro digital gratuito nesta segunda-feira (30) para reativar o consumo atingido por medidas de isolamento social. Isso ocorre dias depois que a Nova Área de Xiong'an, no norte da província de Hebei, lançou uma campanha semelhante para distribuir gratuitamente uma quantia de e-CNY equivalente a $ 50 milhões de iuans.

A China está na vanguarda da corrida global para desenvolver moedas digitais de bancos centrais. A emissão de e-CNY gratuito pode ajudar o consumo e promover ainda mais o uso do dinheiro eletrônico.

As transações usando e-CNY totalizaram $ 87,6 bilhões de iuans no final de 2021, com 261 milhões de carteiras eletrônicas individuais abertas, segundo o banco central da China.

"Antes, quando o governo emitia subsídios, podia haver certos obstáculos antes que o dinheiro chegasse aos destinatários", disse G. Bin Zhao, economista sênior da PwC China. "Com o e-CNY, o dinheiro cai diretamente nas mãos da população, aumentando a transparência, disse ele.

Zhao acrescentou que, no futuro, o governo poderá usar o e-CNY para pagamentos de aposentadorias, subsídios fiscais e até gastos com infraestrutura.

Xia Chun, economista-chefe da gestora de patrimônio Yintech Investment Holdings, disse que, em comparação com os meios tradicionais, o e-CNY é mais eficiente e rápido quando se trata de subsídios, embora ache que o tamanho do estímulo ao consumo atual é muito pequeno.

Lin Yifu, economista da Universidade de Pequim, disse no início deste mês que a China deveria distribuir mil iuans para cada família em áreas alvo de medidas de isolamento social, sendo metade em iuan digital.

Na campanha atual, os consumidores em Shenzhen podem participar de uma loteria para o e-CNY gratuito, que pode ser usado para fazer compras online ou em lojas físicas. Em Xiong'an, os subsídios em dinheiro digital podem ser usados ​​para comprar produtos como alimentos, eletrodomésticos e móveis.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários