Confira:

6/recent/ticker-posts

Técnicas de enfermagem falam dos desafios de trabalhar durante a pandemia da covid-19


Amor, dedicação e coragem fazem a diferença no exercício da profissão

PORTO VELHO, RO - O trabalho dos profissionais da enfermagem sempre foi muito importante e ganhou maior notoriedade em todo mundo durante a pandemia da covid-19. Numa grande demonstração de amor, coragem, profissionalismo e dedicação, enfermeiros, técnicos e auxiliares arriscaram a própria vida para salvar o próximo.

“O resultado do nosso esforço é visível. Tudo voltando ao normal novamente. A população podendo retomar a comunicação, chegar mais perto e, aos poucos, poder se abraçar de novo”, disse a enfermeira e vacinadora Thays Karonile de Souza, que trabalha na Unidade de Saúde Socialista, zona Leste de Porto Velho.

A enfermeira conta que sua maior inspiração foi a mãe, que por muitos anos trabalhou como técnica em enfermagem e enfermeira, dedicando muito amor e carinho aos pacientes. “Vi que é uma profissão linda, cuidar do próximo e poder ajudá-lo, muitas vezes de uma maneira tão simples, como um ponto de vacinação. Já é um ato maravilhoso”, completa.


Vacinadores foram essenciais no combate a pandemia da covid-19


INSPIRAÇÃO

Já a inspiração de Zulmira de Andrade foi motivada pelos próprios pacientes, todas as vezes que ia ao hospital para visitar familiares. O desejo de entrar para a enfermagem aumentou, ainda mais, ao observar os profissionais da área e os estagiários trabalhando. Ela fazia um outro curso técnico, mas com o apoio de um colega que a convidou para a área de saúde, não teve dúvidas e hoje se orgulha da profissão.

“O sentimento é de gratidão em atender os pacientes que me procuram para se vacinar ou receber outro tipo de atendimento para não ficar doente”, afirma a técnica em enfermagem que trabalha na Unidade de Saúde Nova Floresta, bairro Novo Horizonte, região Sul da capital de Rondônia.

COVID-19

Para Thays e os colegas, a pandemia foi o maior desafio para a categoria nos últimos tempos. Mesmo diante de tantas perdas eles não recuaram. A chegada das vacinas foi um alívio, representando a oportunidade de uma vida mais longa e mais saudável para as pessoas.


Thays Karonile de Souza, enfermeira e vacinadora do município

Para isso, foi necessário muito esforço, desenvolvimento de novas habilidades e sabedoria para enfrentar a covid-19 na linha de frente.

“A gente que trabalha com a saúde, sabe que estamos cuidando de outras vidas e essas vidas são amadas por outras pessoas. Saber que a gente teve participação ou uma colaboração efetiva em cima disso tudo é uma coisa muito boa”, acrescentou a enfermeira.

LIÇÃO

Em meio a tantas complicações e cansaço da luta diária, a enfermeira disse que uma de suas maiores experiências foi com as crianças, durante a imunização nas escolas. “A gente pensou que as crianças iam ter medo da gente, mas foi o contrário. Recebemos muitas lembranças e mensagens dos alunos como demonstração de carinho. A maior lição que fica é o amor”, completou Thays.

RECONHECIMENTO

No Dia Nacional do Trabalhador, o reconhecimento aos vacinadores vem de todos os lados. Para a gerente municipal de Imunização, Elizeth Gomes, o trabalho dos profissionais da enfermagem foi decisivo no combate à pandemia.

“É um grupo que foi fundamental nos últimos anos e continua sendo. Um profissional que precisou se capacitar e se adaptar a uma nova realidade. Só temos gratidão por termos um trabalho especial que eles desenvolvem todos os dias”, finaliza.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários