SESC: Começa nesta sexta-feira exposição de Arthur Bispo do Rosário; entrada gratuita

Confira:

6/recent/ticker-posts

SESC: Começa nesta sexta-feira exposição de Arthur Bispo do Rosário; entrada gratuita


A mostra conduz o visitante a percorrer os caminhos poéticos do artista e a criar os seus próprios pela interação com livros, um filme documentário, cenários, réplicas de obras e jogos

PORTO VELHO, RO - O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Rondônia, por meio do projeto Arte Sesc, traz a Porto Velho a exposição “O Grande Veleiro: Arthur Bispo do Rosário”, que apresenta de maneira lúdica e interativa o legado deste importante artista plástico brasileiro.

De acordo com a curadoria da exposição, através de estações sensoriais, o Grande Veleiro convida o público a interagir com os diversos elementos que constituem a vida e a obra poética de Arthur Bispo do Rosário (1909 –1989). A abertura acontecerá no dia 08 de março (sexta-feira), às 19h, na Galeria Forte Príncipe da Beira – Casa de Cultura Ivan Marrocos, localizado na Av. Carlos Gomes, 563 – Caiari.

A exposição conduz o visitante a percorrer os caminhos poéticos do artista e a criar os seus próprios pela interação com livros, um filme documentário de Hugo Denizart com entrevista de Arthur Bispo, cenários, réplicas de obras, jogos e informações apresentadas. Dividida em núcleos, a mostra apresenta os seguintes módulos: “Correntes Marítimas do Conhecimento”, “Mapa da Passagem de Bispo pela Terra”, “Lounge de Leitura”, exibição do filme “O Prisioneiro da Passagem” e Espaço do Brincar com “A Caixa dos Escolhidos”.

A visitação é gratuita e acontece até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30; e aos sábados, das 9h às 14h. O agendamento de grupos e escolas pode ser realizado por meio do telefone (69) 3229.6006 – ramais 238/239 ou via e-mail lgsilva@sescro.com.br





SOBRE O ARTISTA

Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), artista plástico brasileiro, nasceu em Japaratura, em Sergipe. Filho de carpinteiro, o artista tem sobrenome “Bispo” – cargo eclesiástico – e “Rosário” – padroeira dos negros. O artista carregava todos os estigmas de marginalização social ainda vigentes em nossa sociedade – negro, pobre, louco, asilado em um manicômio – e conseguiu, na sua genialidade, subverter a lógica excludente propondo, a partir da sua obra, a ressignificação do universo. A sua obra mais conhecida é o Manto da Apresentação, que Bispo deveria vestir no dia do Juízo Final. Os objetos recolhidos dos restos da sociedade de consumo foram reutilizados como forma de registrar o cotidiano dos indivíduos, preparados com preocupações estéticas, onde se percebem características dos conceitos das vanguardas artísticas e das produções elaboradas a partir de 1960. Sua missão chegou ao fim aos 80 anos, no dia 5 julho de 1989, dia da sua morte.

SOBRE O ARTE SESC

O Projeto Arte Sesc 2022, por meio da organização em microcircuitos, fomenta a circulação nacional de ações e exposições, difundindo as artes visuais e contribuindo com a implementação do seu programa de arte educação. A iniciativa objetiva ampliar, desenvolver e fortalecer as ações das artes visuais do Sesc no País por meio da sua estruturação e difusão, possibilitando, assim, o acesso descentralizado à produção artística brasileira e à participação em ações de arte- educação em artes visuais para os diferentes públicos.


SERVIÇO

Abertura da exposição “O Grande Veleiro”, do artista Arthur Bispo do Rosário

Data: Sexta-feira, 08/04, às 19h

Visitação: até 31/05, de segunda a sexta-feira, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30; e aos sábados, das 9h às 14h.

Local: Galeria Forte Príncipe da Beira – Casa de Cultura Ivan Marrocos, localizado na Av. Carlos Gomes, 563 – Caiari.

Entrada gratuita.


Fonte: Rondoniaovivo

Postar um comentário

0 Comentários