Putin diz que países ocidentais causaram danos às próprias economias

Confira:

6/recent/ticker-posts

Putin diz que países ocidentais causaram danos às próprias economias


Sanções "cumpriram objetivos" de aumentar inflação e desemprego nos EUA e Europa, disse presidente russo ao explicar medidas econômicas em seu país

PORTO VELHO, RO - O presidente russo Vladimir Putin disse, nesta segunda-feira (18), que os países ocidentais haviam concluído um único objetivo ao impor sanções contra a Rússia por conta da Ucrânia — o que, segundo ele, havia levado a uma “deterioração da economia no Ocidente”.

Os países ocidentais impuseram sanções sem precedentes ao sistema corporativo e financeiro russo desde que Putin enviou tropas à Ucrânia em 24 de fevereiro, no que é nomeado pelo Kremlin de “operação militar especial”.

“As sanções cumpriram os objetivos de seus perpetuadores. Eu falo sobre a inflação crescente, o desemprego, e a piora da dinâmica econômica nos Estados Unidos e na Europa, diminuição nos padrões de vida dos europeus e a desvalorização de suas reservas”, disse Putin.

Falando sobre o estado da economia russa, Putin disse que a inflação estava se estabilizando e que a demanda do varejo no país havia se normalizado. A altos funcionários do governo através de uma chamada de vídeo, o presidente disse que a Rússia deveria acelerar o processo de utilização de moedas nacionais no comércio exterior sob as novas condições.

A Rússia deve usar seu orçamento para apoiar a economia e a liquidez em condições de contratação de empréstimos, embora os cortes de taxas do Banco Central tornem os empréstimos mais baratos, explicou Putin.

“Sei sobre as discussões contínuas entre o Banco Central e o governo. No entanto, em uma situação de queda objetiva do crédito, o orçamento deve apoiar ativamente a economia e preenchê-la com recursos financeiros, manter sua liquidez”, declarou.

“E temos todas as opções para fazê-lo, é claro que devemos fazê-lo com cuidado, pois estamos constantemente discutindo com o Ministro (da Economia da Rússia). Mas, no primeiro trimestre do ano corrente, atingimos o nível recorde de superavit orçamentário. Precisamos de medidas extras aqui. E devemos implementar no momento em que a economia mais precisar”.

A economia da Rússia foi atingida por sanções ocidentais sem precedentes destinadas a punir Moscou pelo que a Rússia chama de “uma operação militar especial” na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro.


Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários