Confira:

6/recent/ticker-posts

Número de brasileiros em Portugal nunca foi tão alto, segundo Embaixada Portuguesa


Instabilidade econômica e nível de desemprego no Brasil são as principais causas do aumento da imigração, aponta especialista

PORTO VELHO, RO - O número de brasileiros morando em Portugal nunca foi tão alto. É o que aponta um levantamento exclusivo feito pela equipe da CNN, com base em dados cedidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Embaixada Portuguesa. Em sua maioria, a idade dos brasileiros em território português varia entre 20 e 49 anos.

As informações oficiais dão conta que da imigração de brasileiros ao país europeu cresce há seis anos consecutivos e atingiu a marca de 211 mil pessoas em março de 2022.

Os dados do SEF mostram que o número de brasileiros em Portugal mais que dobrou desde 2016. Atualmente, a comunidade brasileira representa quase 30% de todos os estrangeiros em situação regular no país.

Esse número, no entanto, pode ser ainda maior. Isso porque os brasileiros com dupla cidadania não são contabilizados pela base de dados do SEF. Pessoas em situação migratória irregular no país também ficam de fora das estatísticas. E de acordo com a última estimativa do Itamaraty, cerca de 300 mil brasileiros vivem no país europeu.

Brasileiros residentes em Portugal ao longo dos últimos anos:
  • 2022: 211.958
  • 2021: 209.558
  • 2020: 183.993
  • 2019: 151.304
  • 2018: 105.423
  • 2017: 85.425
  • 2016: 81.251
Especialista ouvido pela CNN afirma que a instabilidade econômica do Brasil estimulou a imigração ao longo dos últimos anos. De acordo com o economista e professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pierre Souza, a ida de brasileiros a Portugal acontece em um momento de dificuldades na economia brasileira.

“São dois fatores econômicos que têm relação com a imigração de brasileiros para outro país. O primeiro é o desemprego, que apresenta taxas superiores a 10% desde o início de 2016. É um movimento natural, com mais desocupações no Brasil, invariavelmente as pessoas buscam alternativas lá fora. O outro ponto que tem relação é o Produto Interno Bruno (PIB), que mostra a temperatura da economia brasileira. E esse quesito também não é positivo no país há alguns anos”, disse.

Pierre Souza destaca também que a imigração para Portugal retrata um cenário ainda mais preocupante: a desconfiança dos brasileiros com o futuro do país.

“Podemos afirmar que é conjunto de fatores que fazem uma pessoa sair do Brasil para outro país. E podemos dizer também que claramente isso é uma decisão a longo prazo, ou seja, diz muito sobre a expectativa e a confiança das pessoas no futuro do país”, destaca o economista.


Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários