Investimento em tecnologia torna o trânsito de Porto Velho mais seguro e democrático

Confira:

6/recent/ticker-posts

Investimento em tecnologia torna o trânsito de Porto Velho mais seguro e democrático


Novidades incluem automação de semáforos, sistema de sustentação de energia e botoeiras para deficientes visuais

Porto Velho, RO - Equipamentos tecnológicos de ponta estão sendo instalados nas ruas de Porto Velho com objetivo de promover mais segurança no trânsito. Os equipamentos possibilitam, por exemplo, a automação dos semáforos, melhor sincronismo e controle do fluxo de forma remota.

Uma das novidades, conforme explica o engenheiro elétrico da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Luiz Gustavo de Almeida, é que a implantação de semáforos vai otimizar a acessibilidade e mobilidade dos deficientes visuais.


Botoeiras contam com comunicação por áudio e inscrições em braile

“Estamos instalando botoeiras nos semáforos preparadas para comunicação por áudio com os deficientes visuais, inclusive com inscrições em braile, principalmente nos centros comerciais das avenidas Sete de Setembro e Jatuarana, com intuito de facilitar a mobilidade e a segurança dessas pessoas no trânsito”, afirmou.

Nesse sentido, dois pontos já contam com esse tipo de tecnologia, que são os semáforos instalados em frente à Escola Tiradentes e ao Porto Velho Shopping. “E já estamos com outros cinco cruzamentos contratados, no trecho mais movimentado da Sete de Setembro”, completou.

NOBREAK

Os semáforos de Porto Velho também ganham um sistema de sustentação de energia elétrica por meio de nobreak, para que os equipamentos continuem funcionando mesmo quando ocorrerem apagões no sistema de fornecimento de energia.

“A gente ainda passa por essa dificuldade e que compromete a segurança dos motoristas, mas também já estamos trabalhando isso na cidade. Temos cinco implantados e outros dez contratados. Vão ser instalações contínuas. Este ano, ainda, queremos instalar na avenida Governador Jorge Teixeira inteira”, afirmou.


Investimento proporciona trânsito mais seguro a pedestres e motoristas

AUTOMAÇÃO

A automação do sistema semafórico de Porto Velho é outra grande novidade que também já está se tornando realidade. Dois equipamentos com essa tecnologia já estão funcionando, um deles na avenida Calama com Campos Sales e outro na José Vieira Caúla com Governador Ari Marcos, antiga rua Oito.

Mesmo se tratando de equipamentos modernos e com possibilidades de automação, os semáforos não funcionavam com a capacidade total por falta da instalação de sensores nos cruzamentos. Com isso, o trânsito na via principal só será interrompido quando o sensor detectar algum veículo na via secundária, evitando congestionamentos.

“Fora do horário de pico, por exemplo, a Campos Sales tem pouco trânsito, mas pela falta desse sistema de automação, o sistema interrompia o fluxo de veículos na avenida Calama. Instalamos sensor para veículos lá e agora só ocorre o fechamento do trânsito na Calama, caso chegue algum carro na Campos Sales”, explicou.

TERCEIRIZADA

O trabalho é realizado pela empresa DataProm, que ganhou a licitação e foi contratada pela Prefeitura de Porto Velho com a missão de modernizar todo o parque semafórico da capital.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários