Confira:

6/recent/ticker-posts

Estudantes do Ifro ajudam outros adolescentes a tirar título de eleitor em Porto Velho


Solicitação de 1º título e mudança eleitoral pode ser feita online. Mutirão será realizado na quinta (28) e sexta-feira (29).

PORTO VELHO, RO - Para conscientizar sobre a importância do voto, estudantes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho, iniciaram uma campanha para ajudar outros adolescentes a tirar o título de eleitor.

A iniciativa é do grêmio estudantil do instituto. Nesta quinta (28) e sexta-feira (29), os alunos estarão disponíveis na biblioteca do campus Calama solicitando emissão dos títulos de eleitores para os interessados através da plataforma Título Net. É rápido e gratuito.

"Se eu falo pra uma pessoa que o poder de voto e selecionar quem melhor te representa é importante, ela entendendo isso vai falar pra outra pessoa e assim a gente consegue conscientizar o maior número de pessoas possível", aponta um dos alunos.

O prazo para emissão do título e mudança eleitoral se encerra no dia 4 de maio. Adolescentes a partir de 15 anos podem solicitar o documento, desde que completem 16 até o dia da votação.

Como tirar o título online?

Acaba em uma semana, no dia 4 de maio, o prazo para que todos os brasileiros a partir de 16 anos tirem a primeira via do título de eleitor ou regularizem o documento a tempo de votar nas eleições de 2022. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net, ou presencialmente nos cartórios eleitorais.

O primeiro turno da votação será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerá em 30 de outubro.

Online

Regularizar a situação do título de eleitor ou a retirar da primeira via do documento são situações que podem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lá, será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.


Fonte: G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários