Corpo de Bombeiros reforça orientações para cuidados durantes chuvas intensas

Confira:

6/recent/ticker-posts

Corpo de Bombeiros reforça orientações para cuidados durantes chuvas intensas



Corpo de Bombeiros oferece algumas orientações quanto aos cuidados

PORTO VELHO, RO - As chuvas tem sido intensas em todo o estado de Rondônia e causado enchentes e alagamentos em diversos municípios. Diante deste cenário, o Corpo de Bombeiros alerta sobre como prevenir acidentes e evitar danos, comuns em situações de riscos gerados em decorrência das chuvas frequentes nesse período.

O comandante operacional do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Sanches, chama a atenção dos motoristas para os cuidados que devem ser tomados em algumas situações. “Evite passar por áreas alagadas, principalmente de água alcançar a parte superior dos pneus. Se o nível estiver mais baixo e não tiver uma rota alternativa, as orientações são: mantenha a distância do veículo da frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado”, explica. Neste período também é muito comum que nas rodovias se formem lâminas de água e isso gera a aquaplanagem, que é uma perda de controle do veículo, devida a redução da aderência do pneu com a via. “Ainda alertamos que em caso de chuva, reduza a velocidade, para em um acostamento e ligue o pisca alerta e espere que ela passe”, ressalta.

Nas vias e em casa, os cuidados devem ser em especial com as crianças. “Não atravesse à pé as áreas alagadas com correnteza. Não deixe as crianças brincando nas águas das ruas, pois correm o risco de serem levadas ou ainda de contraírem doenças graves”, destaca o comandante.

O Corpo de Bombeiros do estado de Rondônia, também oferece algumas orientações quanto aos cuidados que deverão ser tomados após as chuvas intensas:

– cuidado com animais peçonhentos;

– cuidado com fios de energia que estejam próximo às residências ou nas ruas;

– lave e desinfete os objetos que tiveram contato com a água da inundação.

Em caso de emergências, ligue 193. Em Rondônia as chamadas de emergência e urgência podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita. As forças de segurança do Estado trabalham de modo integrado, onde a população pode acionar o serviço por quaisquer dos números 193, 190 ou 199 para informar sobre vítimas ou solicitar apoio, informar sobre alagamento, desabamento, queda de árvores, dentre outros tipos de ocorrências.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários