Confira:

6/recent/ticker-posts

Confira a programação da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho


Evento discutirá garantias de atendimento psicossocial

PORTO VELHO, RO - Acontece na próxima segunda (11) e terça-feira (12), a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Velho. O encontro vai acontecer no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping, das 8h às 17h. Entre os temas que serão abordados está a garantia de atendimento psicossocial no SUS, respeito aos direitos humanos, cuidados com a população de rua e enfrentamento à violência e morte de pessoas LGBTQIA+.

O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, e coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Representantes de diversos segmentos da área da saúde e familiares atendidos pelos serviços de saúde mental participarão da conferência que tem, como uma das premissas, o debate democrático sobre políticas públicas de saúde voltados para o tema. 
Confira a programação:

Dia 11 de abril

* 8h - Credenciamento;
* 8h30 - Composição da mesa e solenidade de abertura;
* 9h - Momento cultural;
* 9h20 - Apresentação e votação do regimento da 3ª CMSMPV
* 10h30 - Coffee break
* 11h - O tema “A política de saúde mental como direito, pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, com a conferencista Dra. Wilma Suely Batista Pereira – Doutora em desenvolvimento socioambiental, suicidóloga, coordenadora do observatório de violência, suicídio e políticas públicas (OBSAT) e professora titular de ciências jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
* 12h - Intervalo
* 13h30 - O tema “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, com os conferencistas: Dra. Brysa Soares Vergotti – graduada em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina, especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Psiquiatria pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico – Faculdade Redentor, mestranda pela Universidade Federal de Rondônia e mestre Profissional em Saúde da Família.
Dr. Robinson Cardoso Machado – presidente do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia, doctor in sciences of management of public Health pela Emil Brunner World University de Miami, com título homologado pela Universidade Anhanguera, em São Paulo, como Doutor em Biotecnologia Inovação e Saúde, especialista em medicina da família e comunidade, Médico Psiquiatria, professor da disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental nas instituições de Ensino Superior São Lucas e FIMCA, psiquiatra na Policlínica Oswaldo Cruz e no CAPS infantil do município de Porto Velho.
* 14h30 - O tema “Política de Saúde Mental nos vários contextos rurais”, com a facilitadora Angélica de Souza Lima, psicóloga (2018) e mestra em Psicologia (2022) pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente ela atua como Psicóloga Técnica do Crepop no CRP/24 e como psicóloga clínica na abordagem de orientação psicanalítica.
* 15h15 - Coffee break
* 15h40 - “Cuidado psicossocial durante a pandemia: imunização da população de rua de Porto Velho –RO. Com a facilitador: Raony Gomes Pereira/Equipe Consultório na Rua – APS. Psicólogo na equipe de Consultório na Rua (SEMUSA) e também no Hospital de Base Ary Pinheiro (SESAU) - ambos em Porto Velho/RO; analista-trainee pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica/RJ. Curso de Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua - com ênfase nas equipes de Consultório na Rua (FIOCRUZ) - 2016/2017.
* 16h20 - Informes gerais e encerramento das atividades do dia.

Dia 12 de abril

* 8h - o tema “Garantia do acesso ao usuário e inclusão da Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Porto Velho”, com a facilitadora Dra. Paula Grabner, que é graduada em medicina pelo centro universitário São Lucas, pós-graduanda em psiquiatria e médica da Estratégia de Saúde da Família – da USF Dr. José Adelino.
* 9h - O tema “Atenção psicossocial e intersetorialidade: o enfrentamento à violência, perseguição e morte de pessoas LGBTI+”, com a facilitadora: Ms. Aléssia Rodrigues Moura – Psicóloga CRP- 24/3289. Psicóloga com Mestrado em Psicologia, na Linha de Pesquisa: Psicologia, educação e Sociedade. Militante dos direitos das mulheres e pessoas trans desde 2007; filiada a extinta ONG Tucuxi (2007-2010); representante oficial na região Norte do extinto Coletivo Nacional de Transexuais (2007-2009); filiada à OCP COMCIL - comunidade cidadã livre (desde 2009); filiada ao INAMUR – Instituto Nacional de Mulheres Redesignadas; Integrante do Coletivo Feminista de RO.
* 9h45 - Coffee break;
* 10h - Trabalhos de grupo por eixo temático
* 12h - Intervalo
* 13h - Plenária Final
* 15h - escolha dos delegados para conferência Estadual
* 16h - Homologação dos delegados para conferência Estadual
* 17h - Solenidade de encerramento

Texto: Carlos Sabino
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários