Senado aprova projeto que amplia atendimento à mulher no SUS

Confira:

6/recent/ticker-posts

Senado aprova projeto que amplia atendimento à mulher no SUS



PORTO VELHO, RO - Foi aprovado por unanimidade nessa terça-feira, o projeto de Lei que amplia o atendimento de atenção integral à mulher pelo Sistema Único de Saúde na prevenção e no tratamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal.

Pela lei atual devem ser feitas mamografias nas mulheres a partir dos 40 anos de idade. Mas a proposta aprovada no Congresso determina que os exames para o diagnóstico precoce sejam garantidos a todas as mulheres a partir da puberdade, e não mais a partir dos 40 anos ou com o início da vida sexual. Dessa forma, além da mamografia, o Sus deve assegurar a realização dos exames de Citopatologia, conhecido como exame de Papanicolau e colonoscopia.

O relator, senador Marcelo Castro, do MDB, do Piauí acredita que a iniciativa permite um tratamento mais efetivo, pois ajuda na detecção precoce da doença.

Ainda segundo o texto, o governo deverá regulamentar a lei no prazo de 90 dias após a sua publicação. E a vigência da nova lei será em 6 meses a partir da data de publicação. Após a aprovação do Senado, o texto segue para a sanção do Presidente.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários