Confira:

6/recent/ticker-posts

Profissionais da Segurança Pública de Rondônia concluem I Curso de Técnicas Não Letais


Curso de Técnicas Não Letais, com a participação de 47 profissionais de segurança, é realizado


PORTO VELHO, RO - Com o objetivo de especializar os agentes de Segurança Pública para atuarem com o emprego de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, na sexta-feira (25), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou a solenidade de conclusão do I Curso de Técnicas Não Letais, com a participação de 47 profissionais de segurança. São 23 policiais militares, 15 policiais civis, quatro militares da Força Aérea Brasileira, dois Policiais Penais, dois Policiais Rodoviários Federais e um oficial da Segurança Institucional do Ministério Público de Rondônia.

Em duas semanas de instruções teóricas e práticas, o curso abordou legislações e a doutrina de uso diferenciado da força, bem como as técnicas para o emprego dos instrumentos de menor potencial ofensivo, que são instrumentos projetados com o objetivo de serem empregados para, com baixa probabilidade de causar mortes ou lesões graves debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas.

O curso habilitou os profissionais para operar com os instrumentos de menor potencial ofensivo, como granadas de efeito moral, munições de impacto controlado, conhecidas como balas de borracha, espargidores de pimenta, armas de incapacitação neuromuscular, através da condutividade elétrica, dentre outros.

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, presidiu a solenidade e destacou que esse I Curso de Técnicas não Letais é o primeiro de uma série de outros que vão acontecer no Estado de Rondônia ainda em 2022. “Vamos estender esse curso para outros municípios devido à importância, pois queremos que cada policial tenha a condição de executar com segurança o emprego desses instrumentos”. Ele ainda concluiu salientando que a especialização serve para a segurança do próprio policial. “Esse curso está proporcionando aos agentes de Segurança Pública condições para que eles possam manusear corretamente e adequadamente os instrumentos de menor potencial ofensivo, para evitar em algumas ocorrências o uso precipitado de uma arma de fogo”.


Fonte
Texto: Isabela Pereira
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários