Porto Velho se beneficiará com a chegada de empresa estrangeira no setor de mineração em Rondônia

Confira:

6/recent/ticker-posts

Porto Velho se beneficiará com a chegada de empresa estrangeira no setor de mineração em Rondônia



Parte dos minérios extraídos deve passar pelo porto fluvial da capital


PORTO VELHO, RO - Representando o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o secretário-geral de governo do município, Fabricio Jurado, participou da solenidade de anúncio de investimentos no setor de mineração em Rondônia. O evento aconteceu na tarde da última terça-feira (29) na sede do poder executivo estadual.

Os investimentos serão feitos pela empresa Canada Rare Earth Corporation, com sede em Vancouver e que, há 35 anos, atua no segmento de exploração de minério. O projeto inicial prevê a geração de 300 empregos diretos e outros 4.500 de forma indireta no município de Ariquemes, local que receberá as obras. A estimativa é de que o empreendimento também poderá beneficiar Porto Velho e outros municípios do estado.

“Em nome do prefeito Hildon Chaves nós ficamos muito felizes com esse investimento no nosso estado. Apesar de ser no município de Ariquemes, Porto Velho também vai ser impactada. Nós temos aqui o porto fluvial alfandegário, então parte dessa commoditie do minério de terras raras, utilizado para componentes de eletrônicos, eletrodomésticos e celulares, deve passar pela capital”, destacou Fabricio Jurado.


Fabricio Jurado, secretário-geral de governo

O secretário acrescentou que a Prefeitura de Porto Velho priorizou, nos últimos anos, um ambiente de negócios desburocratizado, que simplifique e agilize licenças para gerar empregos, recolhimento de impostos para a cidade e seguindo a legislação vigente.

MEIO AMBIENTE

Além da geração de empregos e do grande investimento financeiro, o governador Marcos Rocha destacou o compromisso da empresa com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. “Eles não vão explorar novas áreas, apenas extrair o minério que existe nos rejeitos acumulados há décadas, fazendo a limpeza desse material. Sem contar que apenas 1% desse material será explorado”, falou o governador.

PROJETO

CEO da Canadá Rare Earth Corporation na América Latina, Dorival Carvalho foi quem apresentou o projeto da empresa e o plano de trabalho para os próximos quatro anos. Entretanto, tem perspectiva de chegar até 10 anos para implementar uma indústria de grande porte no estado. Por meio de estudos de alguns parâmetros, segundo o CEO, Rondônia foi a escolhida para execução desse projeto.


Porto Velho, como capital, será impactada pela chegada do empreendimento

A princípio serão investidos cerca de R$ 65 milhões na implantação da indústria, mas a perspectiva é que em até dez anos esse valor chegue a R$ 1,5 bilhão para implantar uma empresa de grande porte no estado.

COMPROMETIMENTO

Peter Shearing, CEO (geral) da Canadá Rare Earth Corporation falou que serão utilizadas tecnologias das mais modernas, e que a empresa está comprometida com a preservação do meio ambiente, seguindo as normas e legislações. Ele descartou a possibilidade de qualquer dano à natureza, mas afirmou que na hipótese de haver algum impacto ambiental, eles dispõem de tecnologias capazes de reverter a situação.

TERRAS RARAS

Esse tipo de minério é utilizado na fabricação de aviões, torres eólicas, lâmpadas de led, celulares e computadores, entre outros. Terras Raras é composta por 15 elementos químicos, que incluem as “famílias” do ítrio e lantanídeos. A China é o país que mais produz o minério e representa 97% da produção mundial.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro e Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários