Fórum Estadual de Mudanças climáticas será realizado no mês de abril em Porto Velho

Confira:

6/recent/ticker-posts

Fórum Estadual de Mudanças climáticas será realizado no mês de abril em Porto Velho


O Fórum de Mudanças Climáticas foi instituído pelo Decreto nº 24.497, de 27 de novembro de 2019

PORTO VELHO, RO - Na proposta de promover ações de mitigação e de adaptação às Mudanças Climáticas em enfrentamento as ameaças do clima, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) irá realizar no próximo dia 7, a partir das 8 horas, em Porto Velho, o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas. O encontro terá participação de representantes de instituições de pesquisa, povos indígenas, comunidades tradicionais, organizações da sociedade civil e de órgãos e instituições governamentais. A proposta do evento será discutir as suas metas e o plano de trabalho para 2022, propondo ações estratégicas permanentes.

O Fórum de Mudanças Climáticas foi instituído pelo Decreto nº 24.497, de 27 de novembro de 2019, sendo esta uma instância consultiva do Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais, previsto no inciso IV do artigo 10 da Lei Estadual nº 4. 437, de 17 de dezembro de 2018, na qual Institui a Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – PGSA, e cria o Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – SGSA. E tem como finalidade a promoção e cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com vistas ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças do clima, bem como a adaptação e às suas consequências socioambientais e econômicas.

Fórum destina-se promover discussões e propor ações relacionadas às mudanças climáticas globais

O Fórum destina-se a promover discussões e propor ações relacionadas às mudanças climáticas globais, envolvendo os setores indústria, agricultura, extrativismo, bioeconomia e sustentabilidade. Durante o evento, a Sedam apresentará a minuta do decreto para criação do Conselho Gestor da Política Estadual de Governança Climática e junto a indicação dos membros da sociedade civil (escolhidos pelos seus pares para integrarem o fórum).

Com a criação da nova estrutura, a Sedam reforça seu compromisso com a pauta climática, uma vez que amplia a participação de diversos atores e segmentos na discussão do tema. A ideia é criar um espaço de articulação, divulgação e ampliação de ações ambientais com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, sociedade civil como um todo, com o objetivo de contribuir com as ferramentas para enfrentamento às mudanças climáticas no Estado de Rondônia.

O Assessor de Governanças Climáticas, Diogo Martins Rosa, reforça o convite para os representantes envolvidos no processo de ações climáticas e ambientais para que se inscrevam e participem do evento, contribuindo para as discussões sobre o Regimento Interno do Fórum de Mudanças Climáticas.

Para participar do Fórum e acompanhar a programação do evento, as instituições interessadas podem fazer a inscrição através do link: https://www.even3.com.br/fdmcdero2022. As vagas presenciais serão limitadas.

O link para ter acesso ao fórum virtual será enviado por e-mail a todos os inscritos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail govclima@sedam.ro.gov.br.

Fonte
Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Laura Vasconcelos
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários