FEIRA MULHER EMPREENDEDORA - Primeira Feira da Mulher Empreendedora 2022 acontece na zona Leste de Porto Velho

Confira:

6/recent/ticker-posts

FEIRA MULHER EMPREENDEDORA - Primeira Feira da Mulher Empreendedora 2022 acontece na zona Leste de Porto Velho

Feira promove autonomia financeira das mulheres e segue até sábado (12)

PORTO VELHO, RO - Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o município promoveu a primeira Feira da Mulher Empreendedora de 2022 em Porto Velho. Com o tema “Queremos Paz” e a participação de 50 expositoras, o evento segue até o próximo sábado (12), no IG Shopping, zona Leste da cidade.


Evento aconteceu no IG Shopping, zona Leste da capital

“É um evento muito importante, uma vez que muitas mulheres se recriaram nessa pandemia através dessa iniciativa. Elas encontraram o autossustento para as suas famílias. Aqui tem de tudo e representa o fortalecimento, de fato, das políticas públicas para as mulheres”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudi Rocha.

Responsável pela organização da feira, a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, vinculado à Semasf, Gina Brito, explica que o projeto foi implantado em 2017, no início da primeira gestão do prefeito Hildon Chaves, com objetivo de promover a autonomia financeira das mulheres, complementar a renda familiar e possibilitar melhor qualidade de vida.

“Cada dia edição aumenta mais o número de empreendedoras. São mulheres que saíram das quatro paredes de suas casas e agora estão gerando renda para manter a família e, com isso, ganham mais autoestima”, destacou Gina.

PARCERIA

Representante do Instituto Sicoob, que é parceiro na realização da feira, o analista de projetos Raimundo Júnior enalteceu a iniciativa que promove o protagonismo feminino e disse que sua função no local é tratar da educação financeira das empreendedoras.


Cerca de 50 expositoras participaram da feira

“O instituto vai fazer uma consultoria gratuitamente para cada uma delas e explicar como devem gerir seus recursos de maneira intuitiva, de tal forma que consigam adaptá-los para a realidade de seus negócios”, explicou.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Joana Joanora, também prestigiou a abertura da Feira da Mulher Empreendedora. “Daqui saem grandes negócios, porque muitas vezes você tem o produto, mas as pessoas não sabem onde encontrá-lo. Aqui, elas mostram suas produções e geram recursos para ajudar na renda familiar e na economia do município”, comentou.

HISTÓRIAS DE VIDA

Para muitas mulheres, a feira vai muito além da promoção do empreendedorismo e protagonismo feminino, ela também ajuda na reconstrução de vidas. É o caso da professora Patrícia Ravena, formada pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Em meio a uma profunda tristeza pelo falecimento da irmã, ela recorreu ao artesanato para se recompor.


Claudi Rocha, secretário municipal de assistência social

Desempregada devido a pandemia, ela investiu na compra de materiais e iniciou o próprio negócio. “Eu iniciei meu artesanato como forma de terapia e também para agregar renda familiar em minha casa. A feira vem como uma ajuda muito importante para que a gente possa mostrar nossos produtos e crescer cada vez mais. Agradeço à Prefeitura por essa grande força que nos dá”, declarou a empreendedora que trabalha com String Art (arte em linha).

Há cinco anos trabalhando com laços artesanais para cabelos, Edna Nascimento começou a confeccionar os produtos para atender as duas filhas, mas logo percebeu que poderia transformá-los em uma fonte de renda familiar. “Hoje minha renda vem só da venda dos lacinhos”, conta.

No início, Edna trabalhava apenas pelas redes sociais, mas depois aceitou o convite para participar da Feira da Mulher Empreendedora e ficou encantada. “A feira é importante para dar maior visibilidade aos meus produtos e conseguir mais clientes. Aqui abre mais oportunidade para o cliente conhecer o produto e a gente pessoalmente. É bem melhor do que na rede social, é muito bom”, completou.

PROGRAMAÇÃO

Até o próximo sábado (12) haverá exposição de diversos produtos artesanais, doces e plantas ornamentais, além de inscrição no CadÚnico, educação financeira, danças, músicas, sorteios de brindes, cortes de cabelos para a comunidade e maquiagem.

A próxima edição da feira será nos dias 25 e 26 de março, no Mercado Cultural, região central de Porto Velho.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários