TROTE NA UFPR - Cerca de 20 alunos apresentam queimaduras após trote realizado na UFPR de Palotina

Confira:

6/recent/ticker-posts

TROTE NA UFPR - Cerca de 20 alunos apresentam queimaduras após trote realizado na UFPR de Palotina



Caso foi registrado na quarta. Alunos tiveram queimaduras de 1º e 2º grau, de acordo com hospital. Universidade informou que abriu processo de apuração de responsabilidade. Polícia investiga o caso.

PORTO VELHO, RO - Cerca de 20 alunos ficaram feridos após apresentarem queimaduras em um trote realizado na Universidade Federal do Paraná, (UFPR) campus de Palotina, na região oeste do estado. O caso foi registrado na noite de quarta-feira (30).

O trote, segundo a Polícia Civil, foi organizado por alunos do curso de medicina vetrinária para recepcionar os novos estudantes do curso.

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Pedro Lucena, que investiga o caso, os veteranos passaram nos estudantes um produto ainda não identificado que estava dentro de garrafas de creolina.

A UFPR informou que abriu um processo para apurar a responsabilidade pelo fato. Veja mais abaixo o que disse o reitor da instituição.

Ainda, conforme o delegado, as vítimas que registraram boletim de ocorrência, relataram que inicialmente tiveram que pedir dinheiro pelas ruas da cidade e depois foram levados para um terreno baldio e foram obrigados a se ajoelhar.


Neste local o produto foi jogado no corpo deles. Lucena acredita que além da creolina algum outro produto químico tenha sido usado.

Três suspeitos foram identificados, segundo a polícia.


Estado de saúde dos alunos

O Hospital Municipal de Palotina , para onde foram levados os alunos feridos, afirmou que eles tiveram queimaduras de 1° e 2° grau. Uma aluna, segundo a instituição, chegou a inalar o produto e desmaiou.



Dos 21 estudantes que foram encaminhados ao hospital, 20 foram liberados ainda na noite de quarta-feira (30). A jovem que inalou o produto, segundo o hospital, ficou em observação e teve alta na manhã desta quinta-feira (31).

O que diz a UFPR

A UFPR informou que abriu um processo administrativo para apurar a responsabilidade do trote que lesionou os estudantes de medicina veterinária.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (31), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo da Fonseca, comentou sobre o caso e afirmou que o fato é 'injustificável'.

"Apresento minha solidariedade tanto aos alunos e alunas, quanto aos seus familiares que sofreram essa violência injustificável no momento do trote. A insatisfação da universidade é imensa porque temos trabalhado continuamente nos últimos anos para que haja tolerância zero com relação a esse tipo de atitude na recepção dos nossos estudantes. Quero assegurar aos alunos e estudantes, como a toda comunidade que nós faremos uma apuração imediata e rigorosa das responsabilidades para que isso não possa se repetir."

Conforme a instituição, o estudante ou membro da comunidade que presenciar qualquer ato violento, discriminatório ou constrangedor com relação à recepção dos calouros pode realizar denúncia pelo telefone ( 41) 98402 1131 ou por meio dos endereços de e-mail alertatrote@ufpr.br e acolhe.sipad@ufpr.br.





Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários