Bira Lourenço apresenta laboratório sonoro do universo amazônico

Confira:

6/recent/ticker-posts

Bira Lourenço apresenta laboratório sonoro do universo amazônico



Projeto do percussionista Bira Lourenço conta com o apoio do Rumos-Itaú Cultural 2019-2020


PORTO VELHO, RO - Alguém já imaginou que um ouriço de castanha, sementes, pedaços de madeira, água, um penico, uma vara de pescar, pudessem se transformar em instrumentos musicais? Pois a curiosidade e o ouvido atento do ainda menino Bira Lourenço transformaram estes e outros tantos sons do cotidiano e da brasilidade amazônica em provocativas obras para povoar o imaginário de todos nós, mexer com nossos sentidos e aguçar nossas percepções sonoras.

E foi assim, ouvindo, sentindo, estudando e pesquisando sonoridades que Bira Lourenço concebeu o projeto Sons de Beira, o qual realizou em parceria com o Músico Catatau Batera. O contexto da construção das peças do espetáculo é o mote das oficinas temáticas que serãodisponibilizadasem transmissões onlineatravés do Site (biralourenco.mus.br) e canal do artista do youtube(biralourenco@youtube).

Na Oficina, exibida em 3 episódios, nos dias 06, 07 e 08/04/22, Bira Lourenço apresentará um percurso criativo ilustrado com peças do espetáculo SONS DE BEIRA, uma proposta para se perceber os sons, com uma escuta cuidadosa do ambiente em nosso entorno. Uma sugestão de sentir as sonoridades e as possibilidades que elas têm de acessar os nossos ‘guardados nos potes das lembranças”.

Sobre seu projeto o músico pesquisador, argumentou: “Nosso trabalho é uma proposta para a percepção sonora e como podemos expressar nossas sensações de forma criativa, através da arte”. O álbum SONS DE BEIRA, lançado em 2021 e disponível em todas as plataformas digitais nos mostra essa expressão dos sons artisticamente elaborados, um mergulho nas águas, matas, florestas e nas movimentações humanas nos beiradões e cidades amazônicas.

Apresentação das oficinas

O projeto foi selecionado pelo RUMOS – ITAÚ CULTURAL 2019-2020, sendo adaptado para o formato online em decorrência da pandemia de Sars-CoV-2 (covid19). A forma de transmissão poderá alcançar uma infinidade de público através da internet, assim, o projeto ganhou em abrangência e alcance.

As oficinas serão transmitidas em três episódios, nos dias 06, 07 e 08/ de abril e ficarão disponíveis no site e canal no youtube do artista.

Quem é Bira Lourenço?

Bira Lourenço Percussionista, pesquisador e manipulador de sons, nascido em Porto Velho-RO, licenciado em Música pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuou como professor de percussão em projetos educacionais direcionados a alunos de escolas públicas, portadores de necessidade educacionais especiais, formação de professores e ressocialização de apenados e egressos do sistema penal. Tem participações em vários registros fonográficos, ressaltando o Cd “Cordas e Barros” de Ceiça Farias, onde desenvolveu uma pesquisa de sonoridades em instrumentos e objetos de barro. Já realizou vários trabalhos associados ao Teatro, em pesquisa sobre a dramaturgia sonora, como “Filhas da Mata” (selecionado pelo Projeto Palco Giratório/2010), “Varadouro” (Rumos Itaú Cultural/2011) e “A Borracheira (Rumos Itaú Cultural/2019). Através de pesquisas sonoras, concebeu o espetáculo SONS DE BEIRA, uma obra percussiva registrada no álbum SONS DE BEIRA, disponível em todas as plataformas digitais. Com a pandemia, passou a desenvolver oficinas online.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na última edição, de 2019-2020, os 11.246 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.(AI)


Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários