Agroindústria e artesanato mostram produção nesta quinta-feira no estacionamento do Palácio Rio Madeira

Confira:

6/recent/ticker-posts

Agroindústria e artesanato mostram produção nesta quinta-feira no estacionamento do Palácio Rio Madeira



PORTO VELHO, RO - Nesta quinta-feira, 31, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) promoverá, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, a Exposição Agroindústria Familiar, que reúne o melhor da produção vegetal, de origem animal e do artesanato. Dezessete agroindústrias de Porto Velho e de diferentes regiões irão mostrar o melhor de suas propriedades.

Segundo informou a coordenadora de agricultura familiar na Seagri, Regiane Lucas, três artesãos vêm do interior e dez são de Porto Velho. Segundo ela, a exposição oferece uma linha cada vez maior de produtos do campo, mostrando a Rondônia tudo aquilo que aqui é produzido com qualidade.

O evento faz parte do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Prove), que se estende a longas distâncias, entre elas, o distrito de Nova Califórnia, a trezentos quilômetros da Capital, onde atuam pequenos agrossilvicultores do Projeto Reca.

“Com a exposição, a Seagri incentiva a agregação de valor a cada idem comercializado, garantindo segurança nas entregas comerciais locais; ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, explicou a assessora técnica das agroindústrias, Monalissa Pereira.

O setor tem obtido excelentes resultados, passando a fornecer também a unidades das Forças Armadas.

Segundo a assessora, não apenas os preços acessíveis e a visibilidade produtiva são fatores positivos nesse evento:

“Quem visita e compra está ajudando uma família a permanecer no campo, com o devido amparo”, ela disse.

Próximos eventos já têm data marcada

VITRINE

Na edição deste mês participarão agricultores familiares de Ariquemes, Candeias do Jamari, Colorado do Oeste, Jaru, Nova União, Porto Velho, Theobroma, e Vilhena.

“Temos novidades”, anunciou a assessora. “A torta alemã produzida em Vilhena, e a presença de duas produtoras de plantas ornamentais em vasos, acrescentou.

Essas plantas – rosa do deserto e suculenta, entre outras – têm permissão da Agência Idaron, a fim de evitar a circulação de insetos ou pragas.

De Colorado do Oeste virão facas artesanais, carrinhos de madeira, entre outros; de Jaru, raspas de coco; de Vilhena, mel de abelha e embutidos defumados; de Ariquemes, iogurte; de Nova União, polpa de frutas. Da bacia leiteira de Rondônia, queijos em diversos formatos.

No geral, os municípios listados na atual edição apresentarão o melhor em café, chocolate artesanal, cocadas e doces diversos, linguiça calabresa, palmito, pimentas e condimentos (queima-boca), salame, charques, e polpas de fruta.

As próximas edições acontecerão em 29 de abril; 30 de junho; e 29 de julho. A exceção é o mês de maio, devido à Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes e Weine Sharp
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários