Hoje é dia da batalha econômica, Ocidente acerta o alvo, e BC russo tenta defender a moeda

Confira:

6/recent/ticker-posts

Hoje é dia da batalha econômica, Ocidente acerta o alvo, e BC russo tenta defender a moeda


PORTO VELHO, RO - Hoje é o dia da batalha econômica, enquanto as outras batalhas continuam acontecendo: a cibernética e a mais dolorosa delas, a do campo de batalha. E tem ainda a diplomática que se desenrola na fronteira entre Ucrânia e Bielorússia, ou Belarus.

Logo cedo aconteceu o que dissemos aqui nesse espaço, no domingo à noite, que iria acontecer: o dólar disparou na Rússia, chegou a 30% de alta, e o Banco Central russo teve que elevar os juros de 9,5% para 20%, como dissemos aqui também logo cedo, para tentar defender o rublo.

O que está acontecendo é que a Rússia não esperava a dimensão da sanções econômicas, Putin subestimou o poder de fogo na economia, achando que as economias do Ocidente teriam medo de usar o arsenal pesado porque isso afeta as suas próprias economias. A decisão sem precedentes de colocar o Banco Central russo como alvo e congelar as reservas cambiais do país que estão em poder do sistema financeiro do Ocidente acerta o alvo.

Mas hoje tudo está refletindo o agravamento da guerra no fim de semana: petróleo em alta, gás disparando, trigo já subiu 5%, as bolsas da Europa caem e as ações dos bancos despencam. Não ficará barato para a Rússia essa agressão ao Direito internacional, à Carta da Onu, e à soberania da Ucrânia. Ainda que de todas as batalhas a que se trava nas ruas das grandes cidades da Ucrânia seja a mais dolorosa, há também essa escalada da guerra econômica.

A delegação ucraniana já chegou à fronteira, e a negociação para um cessar fogo já começou. Hoje é dia de - plena segunda de um suposto carnaval - ficar com os olhos postos nos indicadores econômicos porque eles vão refletir os rumos dessa guerra despropositada.


Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários