Ministério da Saúde pedirá liberação de autoteste de Covid-19 para a Anvisa

Confira:

6/recent/ticker-posts

Ministério da Saúde pedirá liberação de autoteste de Covid-19 para a Anvisa


Ministério da Saúde vai pedir autorização à Anvisa para uso de autoteste para Covid-19

Porto Velho, RO - O Ministério da Saúde vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta semana uma autorização para o uso de autoteste de Covid-19 no Brasil.

 Outros países já utilizam esse teste para agilizar o diagnóstico da doença. Atualmente, a venda do autoteste não é liberada no Brasil. 

O exame pode ser feito em casa com a coleta do material no nariz com cotonete ou por saliva. O autoteste, no entanto, tem sensibilidade menor do que outros exames, como o RT-PCR, e está sujeito ao erro do paciente não treinado. 

A Anvisa informou ao g1 que ainda não recebeu uma solicitação formal.

 Na sexta-feira (7), a Anvisa emitiu uma nota esclarecendo que as regras atuais só permitem “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.

 “Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”, completou a agência.
FONTE: G1

Postar um comentário

0 Comentários