Curso gratuito de charcutaria oferece capacitação a jovens em Pimenta Bueno

Confira:

6/recent/ticker-posts

Curso gratuito de charcutaria oferece capacitação a jovens em Pimenta Bueno

 

Completamente gratuito, o curso oferece ainda todo o material didático, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas

Porto Velho, RO - “Charcutaria – Embutidos e Defumados” é o curso de formação inicial oferecido pelo Governo do Estado na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, em Pimenta Bueno, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), a capacitação prorrogou as inscrições até o dia 21 de janeiro, pelo site do Idep.

“O curso é voltado para quem quer iniciar um negócio em casa mesmo ou já trabalha com isso, melhorando técnicas de aproveitamento de todo o animal, padronização e melhorias de qualidade”, explica a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira.

Com carga horária de 40 horas, o aluno aprende a teoria e a prática de fazer embutidos e defumados; linguiças de ave, bovina e suína; técnicas de salga, cura e manuseio do defumador para defumados como bacon, costela, picanha e lombo.

O instrutor do curso detalha que o tempo de produção de linguiça é em torno de 3 dias, já os defumados são de 5 a 10 dias, dependendo da peça e o que for produzir.

“Charcutaria representa um dos mais antigos métodos de produção de alimentos da humanidade, devido a necessidade de preservação dos alimentos durante períodos de escassez e nas longas viagens de migração, já que naquela época inexistia tecnologia de refrigeração adequada que garantisse vida útil longa para as carnes”.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

Por meio das técnicas aprendidas, o aluno pode complementar a renda familiar ou iniciar um negócio. “Tenho alunos que criam suínos e já faziam linguiças de forma bem caseira, para consumo próprio, e agora têm ideia de começar a fazer para venda.

Além disso, o conhecimento também pode ser aplicado por iniciantes na área, como uma das alunas, que nunca tinha feito nada do tipo e a família quer começar a trabalhar com isso, pois são técnicas simples e de baixo custo para iniciar a produção”, finaliza o instrutor.

As ofertas fazem parte das ações do Governo do Estado que objetivam proporcionar a elevação de empregabilidade e oportunidade de empreender, com o incremento da geração de renda e melhoria no desenvolvimento social e econômico, por meio do fortalecimento da capacidade produtiva do Estado através da qualificação da mão-de-obra.


Os alunos aprendem a teoria e a prática de fazer embutidos e defumados; linguiças de ave, bovina e suína; entre outras técnicas

AULAS PRESENCIAIS

Completamente gratuito, o curso oferece ainda todo o material didático, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas.

As aulas iniciam no dia 24 de janeiro e acontecem nos períodos da tarde e noite. Para participar do curso, é preciso ter idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto.

A escola está localizada no estacionamento ao lado do Centro Cultural Antônio Augusto Neves, próximo à Prefeitura de Pimenta Bueno, na avenida Presidente Dutra, n° 1007, bairro Alvorada.

OUTRAS OPORTUNIDADES

Ainda no projeto “Educação sobre Rodas”, a Escola Móvel de Máquinas Agrícolas, localizada em Ariquemes, também prorrogou as inscrições para os cursos de qualificação profissional em Ajustador Mecânico, Manutenção de Máquinas Agrícolas e Mecânico de Motores à Diesel. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do Idep.

Texto: Elis Ramos
Fotos: Kleber Delgado
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários