Confira:

6/recent/ticker-posts

Chile elege presidente Gabriel Boric, de 35 anos, em disputa acirrada contra Kast

 

Gabriel Boric é eleito novo presidente do Chile. Foto: Divulgação/Twitter

Porto Velho, RO - Os chilenos foram às urnas em segundo neste domingo (19), para eleger seu novo presidente. Ganhou o esquerdista Gabriel Boric, de apenas 35 anos. Ele será o mais jovem presidente da história do país

Até as 19h40 deste domingo, com 92,12% das urnas apuradas, o candidato da Frente Ampla tem 55,7% dos votos, contra 44,3% do conservador José Antonio Kast.

Líder dos protestos estudantis de 2011, Boric vai suceder o direitista Sebastián Piñera, que termina em março de 2022 seu segundo mandato à frente do país.

Por volta das 19h30, já havia um grupo grande na praça Dignidade, com bandeiras e gritos de “Boric presidente”, “liberdade aos presos políticos”, “viva a democracia”, além de bandeiras referentes à diversidade sexual e aos mapuche.

Boric havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 25,82%. Já Kast teve 27,91%.

O novo presidente governará um país com uma nova Constituição, agora em elaboração, e marcado pela inflação crescente nos últimos dois anos.

Foi a primeira eleição presidencial desde que o país foi abalado pelos protestos generalizados contra a desigualdade que renderam meses de marchas e episódios de violência nas ruas, em 2019.

As eleições presidenciais de 2021 também foram as primeiras em 16 anos sem Sebastián Piñera nem Michelle Bachelet como candidatos a presidente.

Fonte: DP Redação

Postar um comentário

0 Comentários