Bairro Arigolândia receberá caminhada turística no próximo sábado (18)

Confira:

6/recent/ticker-posts

Bairro Arigolândia receberá caminhada turística no próximo sábado (18)

Porto Velho, RO - Uma caminhada com representantes do trade turístico e a população geral acontecerá no próximo sábado (18) no bairro Arigolândia, região central de Porto Velho. A localidade será palco de um roteiro temático abordando a chegada de imigrantes nordestinos à Amazônia.


A ação começará às 8h e é promovida pelo Departamento de Fomento ao Turismo, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). A proposta busca fortalecer o Circuito Histórico Cultural, como mais uma opção de turismo receptivo na capital.

O ato busca discutir a migração de nordestinos para o Norte durante o período do Ciclo da Borracha. O ponto de partida da rota será o Mirante Porto do Sol, com paradas estratégicas na biblioteca José Pontes Pinto, Escola Carmela Dutra, 1º Batalhão da PM (Antiga Guarda Territorial), Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, finalizando na Castanheira Centenária.



Glayce Bezerra, secretária da Semdestur

“Nosso objetivo é potencializar o fomento ao turismo e que ele gere oportunidades de novos negócios, empregos e renda à cadeia produtiva de Porto Velho”, explica a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.

O tour será liderado por um guia de turismo e pelo professor e historiador Aleks Palitot, parceiros na ação. A dupla fará paradas para proferir falas sobre a migração do povo nordestino e curiosidades da época.

Um walking tour semelhante foi realizado no último aniversário de Porto Velho, em 2 de outubro, onde a pasta proporcionou, a estudantes e população, um passeio pelo centro histórico da capital [link da matéria].

CIRCUITOS E ROTAS TURÍSTICAS

Outra estratégia de fomento ao turismo é a ferramenta de Circuitos e Rotas Turística, disponível no site da Semdestur, e que busca otimizar o tempo do visitante, direcionando-o conforme oferta de interesse. É uma forma utilizada para dar visibilidade ao setor, evidenciando a promoção turística, através de feiras, eventos, assim como guiar o próprio turista pela capital.




Outra estratégia de fomento ao turismo é a ferramenta de Circuitos e Rotas Turística

O ordenamento compõe informações turísticas atualizadas, que passam a ser divididas em blocos de ofertas, através dos Circuitos: Verde, Monumentos, Gastronômico, Destemidos Pioneiros, Ecológico, Beradeiro, Histórico Cultural, Religioso, Pesca Esportiva, Turismo de Aventura, Artes, Turismo Rural e Fora de Rota. Eventos testes estão sendo realizados neste ano com guias, especialistas e intervenções artísticas na Rota Ferroviária e Rota Cultural.

Para a secretária da pasta, o tour permitirá mostrar a história desses pioneiros que participaram ativamente da construção de Porto Velho. “É um povo pouco lembrado. O trabalho dos nordestinos na Amazônia rondoniense foi um elo muito importante no desenvolvimento de Rondônia. É a história de resistência de um povo que, apenas utilizando braços, terçados e facões, abriram estradas, colheram o látex das seringueiras e trabalharam de sol a sol para desenvolver essa região”, afirma.



Postar um comentário

0 Comentários