Olhos secos e irritados: a culpa pode ser do frio; confira o que fazer

Confira:

6/recent/ticker-posts

Olhos secos e irritados: a culpa pode ser do frio; confira o que fazer

 

Massas de ar frias fazem com que as lágrimas sequem mais rápido, aumentando a sensação de olhos secos e irritados.| Foto: Bigstock


Por Amanda Milléo


Nos dias mais frios do inverno, a preocupação de boa parte das pessoas pode passar longe da saúde ocular. Mas alguns sintomas devem chamar atenção, como a sensação de olhos secos e irritados.


De acordo com o médico oftalmologista Peter Alexander von Harbach Ferenczy, as massas de ar frias do inverno reduzem a umidade do ar e promovem uma instabilidade do filme lacrimal. "Essa instabilidade da lágrima faz com que ela evapore mais rápido. Isso gera uma inflamação, uma sensação de ardência nos olhos e uma irritação nas terminações nervosas", explica o especialista em Cirurgia Refrativa e superfície ocular do Hospital de Olhos do Paraná.


Pessoas que tendem a usar mais telas – dos computadores aos smartphones –, quem trabalha em ambientes com ar condicionado ou com uma fonte de vento que esteja muito próxima tendem a sentir mais essa sensação de secura ocular. "Usuários de lentes de contato também sofrem mais. Por isso que essas pessoas acabam usando mais as lágrimas artificiais", explica Ferenczy.


Contraindicado: coçar os olhos

Uma vez que o olho esteja sentindo a secura das massas de ar frias, é normal que a primeira reação seja querer coçar. Caso a pessoa esteja com as mãos sujas, o risco de desenvolver uma conjuntivite aumenta.


"As mãos podem ter microorganismos, porque nem sempre estão limpas, e coçar os olhos pode levá-los para a superfície ocular. Isso estimula o aparecimento das conjuntivites bacterianas ou virais", explica o especialista, que também é mestre em Oftalmologia pela Unifesp.


Apesar de a pandemia ter distanciado as pessoas, e diminuído doenças infectocontagiosas em geral, a coceira e irritação ocular podem surgir por causa do frio. "Se não mantivermos as mãos limpas, inevitavelmente levamos esses microorganismos para os olhos. Esse é um período que aumenta muito a procura por consultas oftalmológicas por essa queixa de ardência e secura ocular, e as conjuntivites", reforça Ferenczy.

Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.




Postar um comentário

0 Comentários